Search

Reunião ampliada com a rede de apoio à pessoa em situação de rua

Na última sexta-feira, dia 15, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Araranguá conduziu uma reunião ampliada com os membros da rede de apoio à pessoa em situação de rua. O objetivo principal foi aprimorar e planejar ações direcionadas ao trabalho de abordagem junto a esse público vulnerável.

 

A pauta abordada centrou-se na elaboração de estratégias de atendimento e enfrentamento das diversas questões relacionadas ao uso abusivo de substâncias psicoativas, saúde mental, violências, desemprego, entre outros desafios enfrentados por essas pessoas.

 

Dione Cesa, Secretária de Assistência Social, enfatizou a complexidade da temática e a necessidade de abordagens interdisciplinares para lidar eficazmente com essas questões.

 

“É fundamental respeitar a dignidade das pessoas em situação de rua, ao mesmo tempo em que garantimos a segurança de toda a comunidade de Araranguá. Não há soluções simples, mas estamos comprometidos em desenvolver estratégias e ações para oferecer atendimento especializado a esses cidadãos, ao mesmo tempo em que garantimos a segurança de todos”, destacou a Secretária.

 

No âmbito da Assistência Social, o trabalho de abordagem das pessoas em situação de rua é realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em estreita colaboração com sua equipe de abordagem, que oferece atendimento e encaminhamento adequado para essas pessoas.

 

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Assistência Social e Habitação, CREAS, CRAS, Ministério Público, Secretaria de Saúde, Ambulatório AD, CAPS e Polícia Militar.