Search

Secretaria de Educação promove capacitação de lideranças com Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Todos os diretores de escola e coordenadores dos Centros de Educação Infantil (CEI’s) da Rede Pública Municipal de Ensino de Araranguá participaram, nesta segunda-feira, do 1º encontro formativo ministrado pelo professor Francisco Herbert Lima Vasconcelos, docente da Universidade Federal do Ceará, graduado em Física, mestrado com pesquisas em Tecnologia Aplicada à Educação e doutorado em Teleinformática, além de secretário de Educação da cidade de Sobral/CE.

 

 

O município do Sertão Cearense é o município de Sobral, no Ceará, é referência em educação no Brasil e no mundo. A cidade é a número 1 do país no ranking do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), que mede as oportunidades educacionais oferecidas para todas as crianças e jovens dos municípios brasileiros, em termos de acesso à educação básica.

 

 

Em Araranguá, desde o início da atual Administração Municipal, já foram providenciadas reformas, construções, uniformes, materiais didáticos, tablets, computadores, mesas interativas, cursos de formação, salas de ciências, tecnologia, transporte, merenda escolar de qualidade, etc. este conjunto de ações visa a constante qualificação na formação dos estudantes, bem como a elevação do Índice de Avaliação de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

 

Este início de formação promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, teve 8h de duração, abrangendo como temática central o fortalecimento das lideranças nas unidades de ensino, gestão e equidade na educação. Entusiasta da iniciativa, a Secretária Municipal de Educação de Araranguá, Mariluce Rodrigues salienta que, por intermédio destes gestores que participaram da formação, será possível oferecer um ensino público municipal cada vez com maior qualidade.

 

 

“Esta capacitação garante uma base adequada na aprendizagem e assim cumpre a verdadeira função social da escola: fazer o aluno aprender de fato e de direito. Juntos vamos transformar os resultados das aprendizagens em Araranguá”.

 

 

A formação prevê oito encontros anuais, além de premiações, dinâmicas, apresentação de vídeos e encontros virtuais que ocorrerão praticamente a cada quinzena. Também será formado um grupo de WhatsApp onde serão feitos feedbacks (retornos de informações), repassadas tarefas rotineiras e reflexões.