Search

Paulinha preside Podemos; Rodrigo no União; movimentação em Araranguá, Meleiro, Sombrio e Passo

Paulinha presidente

A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, que antes foi do PDT, aceitou convite da presidente nacional Renata Abreu para assumir a presidência do Podemos em Santa Catarina.

A confirmação veio segunda-feira (11) após uma reunião com a coordenação do partido e a presidente nacional, a deputada federal por São Paulo Renata Abreu.

Paulinha informou que já vinha sendo sondada pela sigla para ocupar o cargo. Ela destacou que vai avançar no processo de fortalecimento do partido e que aceitou o convite em razão da relação que tem com a presidente nacional.

“Uma mulher que tem uma atuação brilhante e que é referência na representatividade feminina, uma pauta que sempre defendi. Faremos um trabalho de construção partidária, com respeito e compromisso com Santa Catarina”, afirmou Paulinha.

A deputada catarinense foi reeleita deputada estadual pelo Podemos em 2022, somando quase 60 mil votos. Além disso, Paulinha também ocupa o cargo de 1ª secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Durante a tarde, os três deputados estaduais da sigla em Santa Catarina participaram de uma reunião – Paulinha, Camilo Martins e Lucas Neves. O Coordenador Nacional do Podemos, Adriano Stefanni, também esteve no gabinete da deputada Paulinha participando da agenda.

 

PSD quer ser protagonista em Meleiro

O PSD de Meleiro, que tem no ex vice-prefeito Everaldo “Beno” Martins sua principal expressão regional tem como pré-candidato a prefeito o empresário Márcio Fermo, fundador da Inppro Proteção Individual, Meleiro. Para quem passa pelo Poço Verde em direção à Morro Grande consegue ver a imponência da nova sede da empresa.

Em entrevista à Post TV, na última sexta-feira (8), Fermo não escondeu seu desejo de ser candidato a prefeito de Meleiro e garantiu que trabalhar neste sentido. Fermo já foi candidat a vereador, já apoiou a chapa Eder Mattos (PSB) e Rogildo Bordignon (PSDB), depois ficou na coligação PSDB/PSD/MDB em 2020 e agora quer buscar seu próprio espaço com apoio dos deputados Júlio Garcia e Ricardo Guidi.

Fermo simpatiza com a ideia de ter o Progressistas em sua chapa, partido que tem hoje dois nomes como pré-candidatos a prefeito: ex prefeito Vitor Hugo Coral e Jonas Ostetto. Acha que está na hora de retribuir apoios que o PSD deu ao PP no passado.

O PSD tem ainda como pré-candidato a vereador Samarone Shuvartz, filho do vice-prefeito Pedro Luiz “Cotoco” Shuvartz, que pode vir a apoiar este grupo, já que está de saída do PL.

 

Cenário embolado

O ex vice-prefeito Rogildo Bordignon (PSDB) por sua vez tem o apoio do PDT. Reginaldo Ghellere, que disputou como vice em 2020, está filiado ao PSDB, o que abre a perspectiva de aliança com outros partidos.

Já o PL indicou o vereador Anderson “Nininho” Scarduelli como possível nome, e está dividido. Parte quer o PP como parceiro, parte o MDB e parte o PSD.

O MDB é presidido por Júlio Cesar Oliveira, aliado do prefeito Eder Mattos (PL), e deve levar o partido a apoiar a coligação do PL.

O cenário aponta atual, como em 20202, aponta para três chapas: uma liderada pelo PL, outra pelo PSDB de Rogildo, e uma terceira com PSD e PP, mas o cenário pode mudar.

Este é o cenário ideal para quem está no governo, que teria mais dificuldade se houvesse apenas 2 chapas, já que atualmente o PL está apenas com este “novo MDB” no seu governo.

 

Apoio a César e Tano

 

O presidente do Solidariedade Luiz Henrique Meirelles (Solidariedade) confirmou que seu grupo, que tem como vice-presidente o pastor Anderson Cleiton (da Igreja Só o Senhor é Deus – Igreja da Arca), em entrevista à Post TV, confirmou que o partido irá ter uma conversa com o prefeito César Cesa (MDB) para confirmar apoio a sua reeleição.

Garantiu ainda que não há indicações do partido para ocupara cargos.

O Solidariedade está tentando montar nominata (16 nomes) para buscar vaga na Câmara. Caso não consiga até o início de abril, Luiz Henrique não descarta a possibilidade de ser candidato pelo Republicanos – convite já houve. O assunto será tratado junto ao presidente estadual Osvaldo Mafra.

 

Peri x Gislaine em Sombrio

EM entrevista à Post TV na manhã de segunda-feira (11), o vereador José Eraldo “Peri” Soares (PP) reafirmou que será o nome do Progressistas para enfrentar a prefeita Gislaine Cunha (MDB).

O PP tem 4 vereadores e irá apresentar nominata cheia com 12 nomes, já que Sombrio irá manter ainda 11 vereadores nas eleições de 2024.

A prefeita tem o apoio hoje do PL e do PDT, o que representa 5 cadeiras da 11 na Câmara. Adriano Magrão (PRTB) tem compromisso de filiação ao PL na noite de quarta-feira (13). O União Brasil, que era apoiador da prefeita busca espaço na chapa majoritária. O PP tem 4 vereadores e tem a meta ter uma coligação de 5 a 7 partidos – PP, PSDB, PSD, Republicanos e União Brasil estão na lista de possíveis parceiros.

 

Sem foto da Zita

Assessoria do vereador Jair Anastácio (PT) lembra que a Galeria Lilás da Câmara só não tem a foto da primeira vereadora mulher da história de Araranguá Mariza Zita Machado porque ela não quis aparecer. Reservada, Zita mora há muitos anos e também foi procurada pela Post TV e Jornal Enfoque Popular, mas não quis fazer reportagem sobre o tema. Ela justificou que à época o cargo de vereadora não é como agora, era apenas um trabalho voluntário para colaborar com o município. Depois dela vieram Jucélia Costa (PP), Cida Costa (PT) e Lena Périco (MDB). São apenas 4 mulheres vereadoras na história.

 

Reforço para o União Brasil

O vereador Rodrigo Xavier da Silva, o Rodriguinho da Garajuva, está filiado ao União Brasil, que agora passa a ter 2 vereadores em Maracajá, onde já tinha a vereadora Edilane Nicoleite. O presidente Fábio Schiochet e o deputado Serginho Guimarães abonaram a ficha de um grupo de novos filiados, como a servidora Micheline Costa Francisco, que poderá ser candidata a vereadora nas próximas eleições. O grupo irá apoiar a reeleição de Aníbal Brambila (PSD).

A partir das mudanças a Câmara deverá ter 3 vereadores do MDB, 2 do União Brasil, 1 do PP, 1 do PDT, 1 do Podemos e 1 do PL.

 

Espaço para 4 suplentes

O vereador Luciano Pires (Podemos), de Araranguá, se afasta da Câmara Municipal por mais de 30 dias e abre espaço para Evandro da Silva Santana (Podemos). Com isto, Pires completa o acordo que fez com o partido em 2020. Antes já assumiram Palmira Afonso, Alyson Bittencourt e Lyrion Matheus.

O suplente Evandro Santana fez 117 votos nas eleições de 2020, quinto colocado.

 

Nova Executiva do PP no Passo e filiação de vereador do PL

No último sábado, 9 de março, a Convenção do Progressistas de Passo de Torres elegeu a nova executiva, que tem como presidente a secretária de Assistência Social, Alessandra Rosa.

Além da eleição, foram realizadas cerca de 25 novas filiações, dentre elas o vereador Paulinho Gaiteiro (ex-PL) e a secretária de Educação, Karini Lummertz (ex-PSD), que se unem ao Progressistas, consolidando a força e a representatividade da legenda no município.

O deputado Zé Milton, presente no evento, expressou seu entusiasmo pela renovada energia do partido:

“Estamos construindo um futuro promissor para Passo de Torres, e com lideranças comprometidas, como Alessandra, a frente do nosso partido, e a vinda do Paulinho e da Karini, para somar forças com o nosso time, tenho certeza de que serão elaborados novos projetos e alcançaremos ainda mais conquistas para nossa comunidade”, defendeu Zé Milton.

O prefeito Valmir Rodrigues, que também marcou presença, falou dos investimentos da gestão.

“A nossa gestão garantiu para Passo de Torres mais de R$ 40 milhões em investimentos, em Educação, Saúde, Infraestrutura, Pesca e temos a previsão de mais R$ 10 milhões para esse ano, para o nosso município continuar num ritmo de crescimento e desenvolvimento”, declarou Valmir.

 

Time forte

Em Joinville, União Brasil e PSD deverão apoiar a reeleição do prefeito Adriano Silva (Novo).