Search

Entidades debatem sobre a presença de pedintes em Araranguá

O aumento significativo do número de pedintes em Araranguá tem preocupado empresários locais, levando diversas entidades representativas a se mobilizarem para abordar a situação. Alguns relatos indicam que a presença desses pedintes está ultrapassando os limites do pedido de esmolas, gerando uma sensação generalizada de insegurança na cidade. Em resposta a essa preocupação, na tarde desta segunda-feira, 26, representantes de várias entidades se reuniram com autoridades do poder público e forças de segurança para discutir possíveis soluções para o problema.

 

Durante a reunião, que contou com a participação de representantes da Aciva, CDL, Sindilojas, UAMA, Conselho do Hospital Regional, Projeto Social Amai-vos, Prefeitura de Araranguá, Câmara de Vereadores, Polícia Militar e Polícia Civil, foram apresentados diversos dados. Por exemplo, representantes da Polícia Militar compartilharam informações sobre abordagens realizadas por viaturas e a conexão dessas pessoas com o consumo e tráfico de drogas. Também foram discutidas operações anteriores, como aquelas realizadas na Vila Samaria e nas proximidades do antigo UCCA. O Tenente Bilhalva, Comandante da 1ª Companhia, enfatizou a importância de criar um ambiente menos propício ao tráfico de drogas por meio de medidas como melhor iluminação e limpeza.

 

Empresários presentes na reunião relataram incidentes ocorridos em seus estabelecimentos, como desentendimentos e até mesmo furtos, o que tem gerado preocupação e insegurança entre seus colaboradores. Em seguida, as discussões se voltaram para propostas de ação, incluindo a realização de rondas comerciais, especialmente durante a noite, campanhas contra a mendicância e apoio às abordagens conduzidas pelo município e pelas forças policiais. Além disso, foi sugerida a reativação do Fórum de Segurança como um canal para acompanhar e auxiliar na resolução do problema.

 

O presidente da Aciva, Édio Kunhasky Junior, avaliou de forma positiva a reunião, destacando a necessidade de um esforço conjunto para encontrar uma solução para o problema.

 

“Nós entendemos que este é um problema que todos estão passando. Então, em conjunto, vamos buscar contribuir com uma solução”, disse. Ele anunciou que a próxima reunião está agendada para a próxima segunda-feira, 04, às 11 horas, e afirmou que estão sendo feitos convites para a participação das secretarias de saúde e assistência social, visando explorar outras formas de contribuição para a resolução do problema.