Search

SAMAE realiza limpeza e impermeabilização no novo tanque de contato

Coordenadora do setor de esgotamento sanitário do SAMAE, a engenheiro sanitarista e ambiental Bruna Inácio Nazário mantém a rotina de, a cada início de jornada, reunir os profissionais para distribuir tarefas e debater estratégias. No início da tarde desta terça-feira, dia 20, não foi diferente.

 

Enquanto equipes de encanadores receberam a incumbência de realizar consertos e manutenções na rede, outra ficou encarregada de fazer limpeza no tanque de contato da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE I), no Bairro Urussanguinha e, em seguida, providenciar a manutenção na estação elevatória de esgoto situada junto à Avenida Getúlio Vargas – em frente ao Supermercado Abimar, apenas como ponto de referência.

 

A implantação do novo tanque de contato, em fase de concluisão,está entre as várias melhorias que o SAMAE está realizando na ETE I. Depois da limpeza, o local vai receber impermeabilização. O tanque de contato é importante na finalização das etapas de tratamento do esgoto. Ele é destinado ao processo de desinfecção, que consiste na destruição ou inativação de organismos patogênicos e de outros organismos indesejáveis, por meio da aplicação de cloro. Neste tanque é dosada uma solução oxidante para redução da carga orgânica remanescente e a eliminação de microrganismos patogênicos. Após a desinfecção, o efluente tratado é enviado ao corpo receptor com as propriedades rigorosamente dentro dos limites exigidos pela legislação vigente.

 

A ETE I – Urussanguinha atende os bairros Urussanguinha, Alto Feliz e parte do Centro. Ela possui capacidade de tratamento de 135.000 l/h (litros por hora) e tem uma rede coletora de 41,65 Km.

 

O SAMAE também administra a ETE II, no Bairro Vila São José – Parque Alvorada, que beneficia moradores da comunidade anfitriã, mais Coloninha e Bairro Vila São José.