Search

Sindisaúde Criciúma e vale do Araranguá abre Assembleias da Campanha Salarial nesta terça-feira, 19 de fevereiro

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em dezembro do ano passado, o pagamento do Piso da Enfermagem passou a ser regional, requerendo discussões nas negociações coletivas.

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde Criciúma) está conduzindo, de 20 a 22 de fevereiro, Assembleias com a categoria de hospitais e clínicas para deliberar e votar a pauta de reivindicações da Campanha Salarial de 2024 a 2025. Um dos temas cruciais nessas negociações será o pagamento do Piso da Enfermagem, agora sujeito à regionalização de acordo com a determinação do STF em 18 de dezembro de 2023.

 

O presidente do Sindisaúde Criciúma, Cleber Ricardo da Silva Cândido, expressou sua preocupação com a nova abordagem, destacando a necessidade de debater regionalmente uma lei que havia sido aprovada nacionalmente após anos de luta. O STF estabeleceu que o Piso da Enfermagem não será mais nacional, tornando obrigatória a negociação coletiva em conjunto com o Sindicato Patronal, uma mudança considerada desrespeitosa para essa categoria essencial na sociedade.

 

Além do pagamento do Piso da Enfermagem, os demais pontos em discussão na pauta incluem reajuste salarial e vale-alimentação. As cláusulas sociais com diversos direitos foram renovadas na última negociação e têm validade por dois anos.

 

As assembleias serão realizadas em diferentes locais e datas, iniciando em 20 de fevereiro na subsede do Sindicato em Araranguá, às 7h e 19h. Nos dias 21 e 22, as assembleias acontecerão na sede do Sindicato em Criciúma, com diferentes horários para atender a todos os trabalhadores dos hospitais. No dia 21, serão realizadas às 7h, 13h e 19h, enquanto no dia 22, às 7h, será dedicado aos trabalhadores específicos dos hospitais São José, São João Batista, Unimed, IDEAS/HMISC, IMAS UPAS e HOSPITAL DIA, além de todos os trabalhadores em empresas de serviços de saúde de Criciúma.