Search

Chafariz fica sem água para receber limpeza, nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, o chafariz da Praça das Águas, localizado na esquina das avenidas Coronel João Fernandes e Capitão Pedro Fernandes, em Araranguá, passou por um processo de limpeza que exigiu o esvaziamento temporário da água ao redor da estrutura. A intervenção foi realizada pelo SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), que conduziu a operação para permitir a revitalização do espaço.

 

As atividades de revitalização tiveram início em 4 de fevereiro e culminaram nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, com a pintura do chafariz e a limpeza da escultura de anjo com um peixe, integrante do conjunto. A equipe de jardinagem da autarquia foi responsável por essas ações, proporcionando uma renovação estética ao local.

 

A Praça das Águas é submetida a limpezas periódicas, e o SAMAE destaca a importância da conscientização da população quanto aos cuidados com o meio ambiente e a preservação do patrimônio público. O descarte inadequado de materiais, como garrafas pet e embalagens, nas águas do chafariz e da piscina tem sido uma preocupação recorrente. Durante o feriado de Carnaval, atos de vandalismo, como o arrombamento da casa de máquinas e pichações, foram registrados no local. Medidas de segurança foram adotadas, removendo o material danificado para posterior reposição.

 

Inaugurada em 11 de agosto de 2016, a Praça das Águas é reconhecida como um espaço democrático em Araranguá, proporcionando integração e lazer para pessoas de diferentes faixas etárias. O local oferece estruturas como parque infantil, academia de saúde, pergolado, mesas adaptadas para jogos, chafariz e assentos. O totem, com 6 metros de comprimento e 3 metros e 40 centímetros de altura, destaca-se no espaço, representando o SAMAE com suas cores predominantes em azul e branco. Este totem abriga as logomarcas da autarquia e do Governo Municipal, bem como fotos dos mananciais de água, registradas pelo fotógrafo Enio Frasetto.