Search

Vacina contra Covid-19 entra no calendário vacinal para crianças

A Secretaria de Saúde de Balneário Gaivota, por meio do serviço de Vigilância Epidemiológica, comunica à população as modificações no calendário vacinal para o ano de 2024, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), em consonância com o Informe de Estratégia de Vacinação Campanha Covid-19.

 

Considerando a relevância da infecção por SARS-CoV-2 como uma causa significativa de infecção respiratória grave e óbito em crianças com menos de 5 anos, especialmente entre aquelas com menos de 1 ano, foi decidido incluir a vacinação contra a covid-19 no calendário nacional de vacinação infantil, abrangendo crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

 

 

A partir deste momento, a vacinação contra a covid-19 será considerada parte integrante da rotina de imunização, sendo estritamente obrigatória, conforme estipulado no Art. 14, § 1º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece a obrigatoriedade da vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

 

 

O esquema primário de imunização contra a covid-19 para essa faixa etária será o seguinte:

 

  • Dose 1 aos 6 meses
  • Dose 2 aos 7 meses
  • Dose 3 aos 9 meses

 

Destacam a importância do cumprimento deste novo protocolo de vacinação, visando proteger a saúde das crianças e contribuir para o controle da disseminação do vírus na comunidade.