Search

Açude Belinzoni

A empreiteira já realizou a construção do quiosque de alvenaria, perfuração subterrânea, implantação das fundações e do piso de madeira tratada. Executada em parceria entre Prefeitura de Araranguá e SAMAE, o deque de contemplação do Açude Belinzoni, teve sua obra iniciada em agosto de 2023 e a previsão é que fique concluído até junho deste ano.

 

 

O deque abrigará um espaço de concreto armado, abrangendo uma área de aproximadamente 367 m². Já a parte superior, destinada à convivência, tem sua estrutura de 542m², constituída de madeira tratada.

 

 

A proposta do projeto – cuja autora é a arquiteta Angélica Arcaro – é preservar a fauna e flora do local e, ao mesmo tempo, criar atrativos que proporcionem contemplação, lazer e conscientização ambiental.

 

“A Prefeitura Municipal e o SAMAE planejaram a obra para que ela seja parte integrante da urbanização daquela área. Isso inclui a estruturação do Parque Belinzoni e a criação de uma área de convivência no entorno do imponente chaminé do antigo Engenho Belinzoni. Para atender esta demanda, um trecho da própria Rua Expedicionário Iracy Luchina foi transposto lateralmente”, salienta o diretor geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa.

 

 

As águas do açude abastecem a ETA III, que atende cerca de 65% da população local.

 

 

O novo espaço contará com a implantação de assentos, mesas, letreiros e símbolos temáticos, sanitários, espaço para contemplação, praça suspensa, vasos de concreto com plantas e flores, bicicletários, acesso à internet, sistema QR Code, entre outros atrativos. E principalmente, um cenário capaz de literalmente tirar o fôlego que só o Açude Belinzoni, um paraíso natural no coração de Araranguá, proporciona.