Search

Servidores do SAMAE arrecadam e doam tampinhas plásticas

No SAMAE, há vários servidores que além de executarem as tarefas laborais também dedicam-se para ações voluntárias, contribuindo para proporcionar bem estar coletivo e apoiando entidades filantrópicas, assistenciais ou que defendem causas sociais.

 

Uma destas iniciativas é a arrecadação de tampinhas plásticas das embalagens de refrigerante, pastas de dente e materiais de limpeza. Este material é doado para órgãos como Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), que repassa os donativos para campanhas de castração de cães e gatos e Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Extremo Sul Catarinense (AMAESC), entre outras.

 

No refeitório do SAMAE – fundos da unidade administrativa – há um galão plástico de cinco litros. É ali que são armazenadas as tampinhas. Na manhã desta quarta-feira, dia 24, foi a vez do fiscal de ligações da rede de esgotamento sanitário, William Soares de Souza depositar os itens arrecadados. Morador do Loteamento Delci, em Balneário Morro dos Conventos, ele mobilizou toda a família na arrecadação das tampinhas.

 

O ato voluntário valoriza a sustentabilidade e incentiva a preservação ambiental. Além disso, quanto maior for a colaboração, mais entidades receberão ajuda, pois elas comercializam o material junto a empresas de reciclagem.

 

Conforme a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as tampas plásticas equivocadamente descartadas causam um impacto negativo imenso no meio ambiente. O plástico pode demorar mais de 400 anos para se decompor e, além disso, muitas vezes acaba nos mananciais naturais de água, prejudicando o ecossistema.