Search

Fim de semana com chuva persistente no Litoral Sul e alívio do calor em grande parte de SC

Entre as tardes e as noites desta sexta-feira, 19, e sábado, 20, a combinação do calor e umidade favorecem a ocorrência de temporais isolados em toda Santa Catarina, principalmente nas áreas próximas ao Paraná, entre o Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Esta é uma condição típica dos meses de verão, que apresenta mudanças bruscas no tempo com a rápida formação de tempestades, portanto, é importante se manter atento aos alertas emitidos pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC).

 

A partir da noite de sábado, 20, e no decorrer do domingo, 21, os ventos mudam de direção e começam a soprar de sul a sudeste, transportando umidade do oceano para o continente, aumentando assim a presença de nebulosidade nas áreas litorâneas. Os acumulados podem ser elevados nas áreas do Litoral Sul, em especial nas regiões próximas à Serra Catarinense, onde podem registrar valores entre 70 e 100 mm de precipitação.

Alívio do Calor

Esta mudança na direção dos ventos também é responsável pelo alívio de calor em todo o Litoral. Com o tempo mais nublado e os ventos de quadrante Sul, as temperaturas já não conseguem subir tanto, marcando valores entre 20°C a 26°C no decorrer da semana que vem. Além disso, a tendência mostra que os temporais devem continuar ocorrendo na porção Oeste de Santa Catarina de forma isolada.

 

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.