Search

Posse dos Conselheiros Tutelares em Sombrio reforça compromisso com a proteção da infância

Sombrio empossou no final da tarde de ontem, dia 10, seus novos Conselheiros Tutelares. Maria Aparecida Goulart Pereira, Denise dos Santos Bitencourt, Tatiana Krebs Becker, Eda Luiza Martins dos Santos e Juliana Pacheco Cardoso irão atuar pelos próximos quatro anos na garantia dos direitos de crianças e adolescentes de Sombrio.

 

O Auditório da Prefeitura Municipal estava lotado de pessoas da comunidade, além de gestores municipais, vereadores, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, deputado estadual Tiago Zilli, representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Promotor de Justiça Guilherme Back Locks.

 

Os cinco novos conselheiros foram eleitos pelos sombrienses após um longo processo, desde a inscrição, capacitação e prova. O Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, sendo uma instituição essencial para a sociedade.

 

 

Suas responsabilidades incluem receber e investigar denúncias de violações dos direitos infantojuvenis, bem como atuar preventivamente, promovendo a conscientização sobre tais direitos.

 

O Promotor de Justiça, Guilherme Back, citou o Conselho Tutelar como um dos órgãos mais importantes da sociedade, já que crianças e adolescentes devem sempre ser a prioridade.

 

 

“Vocês terão poder e dever de, ao ver um risco, atuar para as medidas protetivas. São grandes parceiros do Ministério Público. Parabéns a todos e a Promotoria está de portas abertas”

 

 

Já Tiago Zilli falou da importância do Conselho e citou que apesar da relevância da família para a sociedade, nenhuma criança pode sofrer maus tratos.

 

“Este é um trabalho de toda sociedade junto aos Conselheiros Tutelares.”

 

O presidente do CMDCA, Valdecir Vicente Johann, explanou sobre o papel dos novos eleitos.

 

A cantora Raquel Conceição fez uma homenagem aos novos Conselheiros Tutelares e a cerimônia contou com intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Na ocasião, também foram empossados Cleimar Vieira de Albuquerque, Márcia Geani da Rosa Marguti, Tatiane Carvalho Borelli, Anderson Raupp de Sena, Claurisnéia Trajano Pereira e Inês da Rocha como suplentes.