Search

Republicanos+MDB/PSD contra quem?; Obra de 50 anos; Quem assume Amesc?; PP x MDB em Sombrio; Felipe em Laguna; e mais

Republicanos com MDB/PSD reforçam time da atual administração

O Republicanos de Araranguá teve reunião na noite desta terça-feira (9) com a participação do prefeito César Cesa (MDB) e do vice-prefeito Tano Costa (PSD). A reunião contou com a presença dos pré-candidatos a vereador e outros membros do partido.

O time do presidente Marco Antônio Mota, o Motinha, e do vice-presidente André Teobaldo Alves, ratificou a posição de que está fechado com a coligação MDB/PSD para as eleições de 2024, que tem acordo com o União Brasil. Além destes quatro partidos, PSDB/Cidadania, Avante e PDT podem estar na coligação.

 

Oposição se assanha

Já na oposição, além da possível chapa PP/PL ou PL/PP, surgiu um pequeno partido com possíveis nomes para a disputa com a dupla de advogados Alcir Marcos (ex-vereador) e José Luiz de Jesus (fundador do extinto Jornal Sem Censura).

 

Mais uma obra do “pacotão”

A comunidade de Santa Rita espera há quase meio século por esta obra, por isso, uma grande comitiva (Associação de Moradores em peso) acompanhou a assinatura da ordem de ordem de serviço para obras de pavimentação da Rodovia Antônio Silveira – ARA 211, que aconteceu no gabinete do prefeito César Cesa (MDB) nesta terça-feira (9).

A obra terá extensão de 1.820m, área de 12.025,00m² e será executada pela empresa Pavimentar Engenharia e Construções, no valor de R$ 1.897.073,35, para pavimentação asfáltica, drenagem pluvial e sinalização viária. Previsão de execução de 8 meses.

 

PL quer a majoritária

Em Praia Grande segue a expectativa do PL – que apoia o atual governo, é pela filiação do presidente da Câmara Nereu Scheffer Cristóvão, o Colonão (PSDB), na abertura da janela de transferências partidárias em 6 de março. Havia uma expectativa de ida de Colonão para o PSD, mas agora ele pode ser vice de Fanica Machado (PL) pelo partido do governador Jorginho Mello. Caso esta operação não se concretize a tendencia é de que o gestor do Hospital Nossa Senhora de Fátima, Jean Gonçalves, possa ser o candidato pelo PL.

 

Expectativa na Amesc

Com a indefinição do prefeito de Meleiro, Eder Mattos (PL), haverá ainda uma reunião agora em Janeiro para oficializar o nome do próximo presidente da Associação em substituição a Almides Roberg da Rosa (PSDB). Os prefeitos trabalham para que Éder mude de posição e assuma o posto. Se não conseguirem, um prefeito em segundo mandato deverá ocupar este lugar por conta da reeleição (Betinho-PP; Moacir-MDB). Um nome certo de que não assumirá o  cargo é o do prefeito Gaiola Mezzari (MDB) que alega que tem que cuidar dos compromissos assumidos em Jacinto Machado em seu segundo mandato.

 

PP com chapa pura?

A prefeita Gislaine Cunha (MDB) poderá enfrentar uma dupla de vereadores nas próximas eleições. Caso não haja um vice indicado por um partido coligado, o Progressistas poderia lançar Eraldo “Peri” Soares com Dion Elias de vice.

Já o PRTB, com Clodoaldo Patrício, que foi a terceira via em 2020, desidratou e não deverá vir para disputa em um cenário de 3 chapas. Inclusive o vereador Adriano Magrão já acertou a ida para o PL em março.

Pelos lados do PL, os nomes apresentados para uma eventual participação da chapa majoritária são o do vereador Rafa Enfermeiro e do médico Charles Demian Preve. O vereador inclusive abdicou de assumir a Câmara em 2024, e o MDB deverá ficar no comando daquela Casa.

 

Amesc terá capacitação para conselhos tutelares

Assumem nesta quarta-feira, dia 10 de janeiro, 75 conselheiros tutelares no extremo sul catarinense. Os profissionais que serão empossados após serem eleitos em outubro do ano passado e mais entes que englobam a rede de atendimento terão capacitação a ser oferecida através da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) na semana seguinte. 

A assessora em Políticas Públicas da Amesc, Rosângela Paulino Alexandrino, descreve que nos dias 17 e 18 será iniciada a capacitação do Conselho Tutelar, com a primeira turma e haverá participação de prefeitos da AMESC, conselheiros tutelares, secretários de Educação, Saúde e Assistência Social, Ministério Público, representante do CMDCA e técnico da Política de Assistência Social.  

“O objetivo deste curso é proporcionar subsídios para o desempenho eficaz das funções de conselheiro tutelar. Os temas abordados incluem o Estatuto da Criança e do Adolescente, as atribuições específicas do Conselho Tutelar, os pressupostos éticos fundamentais para o trabalho com crianças e adolescentes, o sistema de garantia de direitos, e a relação do Conselho Tutelar com a rede de proteção. Esta formação visa aprimorar o entendimento e a capacidade de ação desses profissionais, promovendo uma atuação mais efetiva na defesa dos direitos e bem-estar da criança e adolescente”, ratifica a assessora em Políticas Públicas. 

O presidente da AMESC, prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa (PSDB), lembra que durante assembleia os prefeitos acharam pertinente fornecer por meio da associação o embasamento para melhor desempenho das atividades através de uma formação qualificada e que embase toda a rede de forma igualitária. “E através dos prefeitos, desejamos aos novos profissionais sucesso nesta nova caminhada em prol do fortalecimento de nossa sociedade”. 

 

Estêvão x Samir do Kilojão

O ex deputado estadual Felipe Estêvão, eleito em 2018 pelo PSL e que concorreu à reeleição em 2022 pelo União Brasil em 2022, pode ser opção para as eleições de Laguna em 2024. Deve ser oposição ao prefeito de Laguna, Samir Ahmad (PL), que foi eleito pelo PSL em 2020, e que está na mira de uma Comissão de Investigação. O município também é algo de investigação no episódio dos kits para educação/saúde bucal ‘supostamente superfaturados’.