Search

Filipe Mello põe fim à polêmica e desiste do cargo – novos secretários serão empossados

Depois de toda luta da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para dar celeridade à tramitação da defesa, Filipe Mello desistiu de ser secretário.

 

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) mudou de estratégia, desistiu da liminar e levou o caso direto ao vice-presidente do Tribunal de Justiça – TJSC, o que garantiu a posse de Felipe Mello como secretário chefe da Casa Civil para esta quarta-feira (10). A posse foi adiada após o juiz plantonista atender pedido do Psol, que entendia que havia nepotismo com a indicação do filho do governador para o cargo.

Outro plantonista, desembargador Diogo Pítsica, opinou favorável a tese do Governo de que havia Súmula Vinculante n° 13 do STF que apoiava a contratação de parentes para cargos políticos, não os técnicos, mas não falou atacou a liminar, deixou para outro plantonista.

 

Mesmo liberado para assumir como secretário chefe da Casa Civil, Filipe Melo desistiu de assumir o cargo. Publicou texto em sua conta do Instagram. Portanto, a questão legal não existe mais por perda do objeto. Agora é aguardar o novo nome que será indicado pelo governador.

O texto na íntegra de Filpe Mello em sua conta pessoal nesta terça-feira (9) foi este:

“Nesta tarde conversando com o governador @jorginhomello, mesmo sendo absolutamente legal, concluímos que devo continuar auxiliando o governador da maneira que faço hoje. Sem cargo no Governo. Quem nos conhece sabe da relação que temos e sabe que não preciso de emprego. Minha vida está solidificada na advocacia, profissão pela qual sou apaixonado e exerço na sua plenitude. Transparência e confiança sempre nos pautaram. É importante registrar que o Governo de SC está fazendo uma verdadeira revolução, corrigindo erros do passado que muito prejudicaram os catarinenses. Também, está fazendo entregas jamais vistas no nosso estado, como o novo fluxo das filas na saúde, o Universidade Gratuita, os investimentos em segurança que fizeram de SC o estado mais seguro do Brasil e tantas outras. Entendo que poderia contribuir mais e melhor, mas o que não precisamos é de polêmicas infrutíferas. Por isso, continuarei ajudando, como sempre fiz, a pessoa do governador, meu pai. Agradeço a todos que nos apoiam e acreditam em uma SC livre das ideologias de esquerda. Estou feliz por ver que, mesmo aqueles que criticam, reconhecem que minha capacidade técnica e meu currículo me qualificam para a função. O defeito é biológico, é “ser filho”. Fiquei emocionado com cada pessoa que me ligou e enviou mensagem de carinho e força, seja via WhatsApp ou redes sociais, pessoas conhecidas e tantas outras com as quais jamais havia conversado e sequer conhecia. Muito obrigado. Agora é hora de fazer 2024 o melhor anos das nossas vidas, com muito trabalho, fé e respeito a quem merece”.

 

https://www.instagram.com/reel/C15LY_3OfF7/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Novos secretários de Estado tomam posse nesta quarta-feira (10)

 

A posse dos novos secretários de Estado será nesta quarta-feira, 10, em ato que antecede a primeira reunião do Colegiado de 2024, realizada na Fiesc. O governador Jorginho Mello atenderá a imprensa na chegada ao local por volta das 10h, e depois participa do encontro de trabalho com todo o secretariado, que será fechado. 

 

Serviço

  • O quê: posse dos novos secretários de Estado e reunião do Colegiado estadual
  • Quando: nesta quarta-feira, 10, às 10h
  • Onde: Fiesc – Rod. Admar Gonzaga, 2765 Florianópolis/SC 
  • Importante: evento fechado; antes do ato o governador atenderá a imprensa, imagens da posse e da reunião serão cedidas pela Secretaria de Estado da Comunicação 

 

 

Áreas e os nomes designados para a novas funções 

 

Secretaria de Estado da Administração – Vânio Boing

Vânio Boing é economista, formado pela UFSC, com Pós Graduação em Economia de Empresas pela FEPESE/UFSC, Auditoria pela FEPESE/UFSC e mestrado em Administração pela UDESC. Atuou também como Diretor Superintendente da FUSESC – Fundação CODESC de Seguridade Social por 4 mandatos. Atuou ainda como Professor Universitário e Presidente do Instituto Brasileiro de Economia e Finanças/SC – IBEF/SC. Exerceu o cargo de Presidente do Instituto de Previdência  do Estado de  Santa Catarina no ano de 2023.

 

Secretaria de Estado da Comunicação – João Paulo Gomes Vieira

João Paulo Gomes Vieira é publicitário, formado pela faculdade Estácio de Sá/SC. Possui MBA em Marketing pela ESPM/SP, Pós-Graduação em Marketing Político e Comunicação Eleitoral pela USP, e Especialização em Global Marketing Management pela University of California Riverside, UCR/USA. Exerceu diversas atividades na área de publicidade e propaganda, e projetos de produção de conteúdo para novas mídias. Atualmente João Paulo trabalha na California Media House, braço de conteúdo da Agência California, uma das maiores agências de Live & Content Marketing do país.

 

Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil – coronel BM Fabiano de Souza

Fabiano de Souza é o atual Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, possui Graduação em Direito,  Pós-Graduação em Direito e Processo Civil, Pós Graduação em Gestão Pública e Mestrado profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental. Atuou na Secretaria de Estado da Defesa Civil no período de 2011 a 2018, exercendo as funções de Gerente de Operações da Diretoria de Resposta a Desastres, Diretor de Prevenção e Secretário-Adjunto da pasta. Esteve à frente do Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em 2023.

 

Secretaria de Estado da Segurança Pública – deputado Carlos Henrique de Lima (Sargento Lima)

Carlos Henrique de Lima é formado em Processos Gerenciais com Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Atuou por 18 anos na Polícia Militar de Santa Catarina. Foi eleito Deputado Estadual em 2018, e reeleito em 2022, com 71.185 votos. Integra as seguintes comissões na Alesc:  Comissão de Defesa Civil e Desastres Naturais, Comissão de Ética e Decoro Parlamentar e  Comissão de Segurança Pública.

 

Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc) – Moisés Diersmann

Moisés Diersmann é natural de Luzerna, no meio oeste de Santa Catarina. Atuou como Secretário de Estado da Administração no ano de 2023. Foi vereador e prefeito por dois mandatos. Possui especialização em Administração Pública e Gerência de cidades pela FATEC e Especialização em Comunicação e Marketing pela Unoesc. Também possui graduação em Tecnologia do Empreendimento pela Unoesc.

 

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) – coronel BM Fabiano Bastos das Neves

Fabiano Bastos das Neves é pós-graduado em Gestão de Riscos, com ênfase na Gestão de Emergências e Desastres, em Gestão Pública, com ênfase à Atividade de Bombeiro Militar e em Perícia de Incêndios e Explosões. Exerceu diversas funções no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e atualmente é o Chefe do Estado Maior-Geral da corporação.

 

Instituto de Previdência de Santa Catarina (Iprev) – Mauro Luiz de Oliveira

Mauro Luiz de Oliveira é Administrador, com Pós-graduação em Gestão de Seguros. Possui experiência na área de gestão administrativa, financeira, contábil, orçamentária e de seguros e previdência. Já atuou como Diretor Superintendente na Santa Catarina Seguros e Previdência S.A e desempenhou diversas atividades no Banco do Estado de Santa Catarina – BESC, onde trabalhou por 26 anos.

 

SCPAR – SC Parcerias S/A – Renato Dias Marques de Lacerda

A SC Par é uma empresa estatal de Santa Catarina, criada em 2005 para gerenciar e gerar investimentos em áreas de logística e desenvolvimento econômico do Estado, como portos, aeroportos e ferrovias. Ela agora terá na presidência Renato Dias Marques de Lacerda. Ele é formado em Ciências Contábeis pela UERJ, Direito pela UNISUL e Mestre em Administração, com ênfase em Gestão Estratégica das Organizações pela UDESC. É servidor de carreira da Secretaria de Estado da Fazenda, onde ingressou como auditor fiscal da Receita Estadual, e já atuou como Secretário de Estado da pasta. Desempenhou várias outras funções na secretaria, sendo que atualmente responde pela Diretoria de Atração de Investimentos e Parcerias do Estado de Santa Catarina.