Search

Monitorados por telemetria, reservatórios de água tem capacidade de armazenamento para 4,5 milhões de litros

Além da verificação presencial, o SAMAE monitora o nível de água dos seus quatro reservatórios de água por telemetria. Os quatro reservatórios de água mantidos pela autarquia armazenam 4,5 milhões de litros de água.

O engenheiro químico do SAMAE, Mario Copetti explica que nos reservatórios da autarquia há sondas, por meio das quais pode-se observar a altura da água e calcular o nível. Estes dados são transmitidos via internet em espaços de 15 minutos. Com estas informações que chegam até a central instalada junto a unidade administrativa, a autarquia dispõe de mais agilidade na gestão dos sistemas e garante que manobras emergenciais (consertos prolongados ou falta de energia elétrica, etc) sejam adotadas de maneira rápida e eficiente, preservando qualidade e sequência do abastecimento aos moradores.

SAMAE possui três reservatórios de água – com capacidades de 500 mil, 1,5 milhão e 1,5 milhão de litros, respectivamente – localizados no Morro Centenário, Bairro Coloninha, que é o ponto geográfico mais elevado do município, o que contribui para atender a demanda de abastecimento nas chamadas pontas de rede. Um destes reservatórios possui estrutura em aço vitrificado.

Também há um quarto reservatório, este situado em área íngreme de Balneário Morro dos Conventos, cuja capacidade de armazenamento é de um milhão de litros de água.

O que é telemetria?

A telemetria permite coletar, armazenar e disponibilizar dados em um sistema para que o gestor de frota possa analisá-los e tomar decisões e traçar estratégias para otimizar as operações, ou seja, torná-las mais rápidas, econômicas e eficientes.