Search

Cartão postal de Araranguá passa por limpeza completa em preparação para o Natal

Depois de anos de acúmulo de sujeiras e detritos na torre, passando pelas manchas nas janelas e nas paredes da Igreja, o histórico prédio do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Mãe dos Homens, no centro de Araranguá, passou por uma limpeza completa na sua estrutura externa, da cruz principal com seus mais de 40 metros de altura, até as duas cruzes das bases laterais.

 

 

Com sua última pintura há mais de 10 anos, o investimento é uma iniciativa para preparação das festividades do Natal e já pensando nos cuidados e embelezamento do Santuário nos eventos que antecedem a Festa da Padroeira em maio de 2024.

 

 

“O primeiro passo foi fazer uma pré limpeza em que removemos a vegetação invasora em vários pontos da Igreja, principalmente nas calhas do Santuário. Há um agravante, pois estes matos crescem em locais de difícil acesso para a remoção. Para fazer um trabalho como esse é necessário todo um cuidado, um estudo, tendo em vista a complexidade de se alcançar pontos da torre e a necessidade de sempre pensar na segurança dos trabalhadores”, lembrou o pároco e reitor Pe. Jonas Emerim.

 

 

A limpeza da fachada e de toda a nave externa da Igreja era um desejo da comunidade há anos, que se prepara para realizar mudanças no templo mariano a partir de 2024, a exemplo de restaurações na parte de fora e dentro do Santuário para garantir a adequação às leis atuais de segurança, melhora do conforto para fiéis, destaques às obras sacras, nova iluminação interna e externa, e muito mais.

 

 

“Aos poucos vamos devolvendo a vida e a beleza de nossa Igreja Matriz, hoje Santuário, com todo amor e carinho de quem cuida de sua própria casa, pois esta é a casa de todos aqueles que a buscam, casa do Senhor e de Nossa Senhora Mãe dos Homens”, afirma Pe. Jonas.