Search

Prefeitura de Balneário Gaivota reúne Defesa Civil, secretarias de Meio Ambiente, de Agricultura e Pesca para desassoreamento do Rio Caverá

No gabinete do Prefeito Everaldo dos Santos Kekinha, ocorreu uma importante reunião no dia 30 de novembro, envolvendo a Defesa Civil, as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Balneário Gaivota. Participaram do encontro Rodrigo Batista, Coordenador de Defesa Civil, Marcelo Aguiar Alves, Secretário de Meio Ambiente, Bruna Nunes, Secretária de Agricultura e Pesca, além do Vereador Jaison Leal Pereira e os técnicos ambientais Adelsa Fernandes e Alexandre Eufrásio.

 

 

 

Durante as discussões, um dos principais temas abordados foi o desassoreamento do Rio Caverá. A ação visa a remoção de areia, lodo e outros sedimentos, ocasionados pelo desbarrancamento de terra decorrente de fenômenos naturais. Este rio, o maior no município, conecta a Lagoa do Caverá à Lagoa de Sombrio, desempenhando um papel crucial como linha divisória com o município de Sombrio. O desassoreamento é considerado essencial para otimizar o escoamento das águas na região.

 

 

 

Em decorrência das chuvas intensas e persistentes, Balneário Gaivota decretou situação de emergência por meio do Decreto 081, datado de 18 de novembro de 2023. Com base na Portaria IMA/SC n.º 203/2023, a Prefeitura se mobilizará para realizar a obra declarada de utilidade pública, buscando solucionar os impactos causados pelos eventos climáticos.