Search

Prefeito assina termo de doação de uma locomotiva para pelo do DNIT

O prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB), assinou nesta terça-feira, 28 de novembro, documentação final necessária para o termo de doação de uma locomotiva para compor o memorial ferroviário da Barranca, em Araranguá.

 

 

O objeto fará parte da criação da Unidade Temática Ferrovia Thereza Christina, no bairro Barranca.

 

 

O equipamento é uma locomotiva a todo vapor, modelo Santa Fé, produzida em 1937, doada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

 

 

A finalidade desta doação é a implantação de um memorial para preservar o patrimônio cultural ferroviário.

 

 

A locomotiva irá fomentar o turismo, a cultura e o resgate histórico do município.

 

 

A ideia é restaurar a antiga estação de trem da Barranca, local onde a locomotiva irá relembrar o tempo em que Araranguá era atendida por uma linha férrea.

 

 

A unidade será dedicada à história e ao legado ferroviário, antes pouco difundido, e que compõe um dos objetivos do prefeito Cesar na atual gestão: o de estabelecer um diálogo entre a comunidade e o seu patrimônio histórico cultural.

 

 

Assinatura do termo de doação foi acompanhada pela diretora de Cultura, Micheline Vargas e o servidor da cultura, Valdemar Hahn, que tem vasta experiência no cuidado do patrimônio material do Governo de Santa Catarina na região do Vale do Araranguá.