Search

César Cesa na reunião do União Brasil; PP e PL começam a construção; homenagens em Turvo; e mais

Novidade na reunião do União Brasil de Araranguá na segunda-feira (27) foi a presença do prefeito César Cesa (MDB). O partido, que é presidido pelo empresário e ex-vereador Kila Ghelere, já bateu o martelo e irá apoiar a reeleição de César e Tano.

O partido se reuniu para tratar das eleições e apresentar novos pré-candidatos a vereador na chapa que deverá ter 11 representantes homens e 5 mulheres. O União Brasil tem como meta a eleição de pelo menos 3 vereadores. Em Março de 2024 terá na Câmara uma bancada de 3 vereadores, Diego Pires (PDT), Samuel Nunes (PSD) e o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Pires (PODE), que fica no cargo até o final do ano.

A lista apresentada de pré-candidatos terá Daniel Gregório, que já concorreu em outras ocasiões pelo PSDB; Renan Machado (ex PL); Lyrion Matheus (ex Podemos); Talisson Machado e Dedo Martins – ambos assessores de Diego Pires, que não disputa cadeira; Lu Mellegari (ex PRTB); Tiago da Day (ex PRTB); Jovania Roldão; Jéssica Prudêncio; Fabrícia Scremin (ex PT) e Flávia Cândido – que está nos Estados Unidos e ainda não é nome certo.

 

Lideranças da Direita se reúnem com foco nas eleições de 2024

Os leitores da coluna acompanharam na última semana a informação de que aconteceria a primeira reunião em Araranguá entre lideranças do Progressistas e do Partido Liberal (PL). E ela aconteceu na quinta-feira (23) para debater as eleições municipais do próximo ano.

Ambos os partidos, que estão no espectro da Direita começa a alinhar as ideias para uma eventual composição em 2024. O PL, por orientação de Jorginho Mello, deverá estar em uma chapa majoritária na maioria dos municípios que puder.

A reunião foi conduzida pelos presidentes municipais das siglas Márcio Tubinho (PP) – que deve ficar até dezembro, e Andresa Ribeiro (PL), que contou ainda com a participação do coordenador regional do PL, André Fernandes, ex-presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Viriato Afonso, assessores da deputada federal Júlia Zanatta (PL) e estaduais Jessé Lopes (PL) e Zé Milton (PP), além do ex vereador José Hilson Sasso, cotado para assumir o comando do PP no final do mandato de Tubinho.

 

Pela aprovação das contas

As contas de 2022 da Prefeitura de Balneário Gaivota devem ser apreciadas pela Câmara de Vereadores. Como veio com parecer pela aprovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a rejeição no Poder Legislativo depende de 6 dos 9 votos, o que não irá acontecer porque o prefeito Kekinha dos Santos (PSDB) tem maioria na Câmara.

 

Acordo cumprido

Com o cumprimento do acordo entre os vereadores de oposição a Aníbal Brambila (PSD) o vereador Alex Cichela (PSD) deverá ficar pelo menos 8 meses como presidente. Começa como presidente no partido do prefeito, mas em abril passa ao Podemos. Na segunda-feira (27) comandou sua segunda sessão como presidente.

 

Memória viva

Sebastião Moraes Mattos, 84 anos, foi prefeito vereador de 1962 a 1966 e depois prefeito de Turvo até 1969, em plena Ditadura Militar. Ela foi entrevistado pela Post TV nesta terça-feira (28).  No próximo dia 11/11, 19 horas, na Câmara de Vereadores de Turvo, será um dos homenageados com título de Cidadão Honorário e Benemérito – 2023.

A lista de indicados pelos vereadores é a seguinte:

VEREADORA CLEONICE: SEBASTIÃO MORAES MATTOS E DRA. ÉGLE COLODEL

VEREADOR AFONSO: EDI MÁRIE MACEDA E JUCELINO JOSÉ DAROS

VEREADOR GIOVANI: IZALTINO ANTÔNIO RIBEIRO (JURUNA) E ANSELMO ACORDI

VEREADOR NEI: IRACY SCARABELOT E ROMEU DARÓS

VEREADOR PATRICK: DR. RICARDO FIGUEIREDO COELHO LEAL

VEREADOR PAULO SÉRGIO: SENHORINHA DAS GRAÇAS ANACLETO BAESSO E ARI PESSI (IN MEMORIAN)

VEREADOR ROGÉRIO: PEDRO GIUSTI E OSAIR LUIZ SIMON

VEREADOR SAMUEL: LUZIA CASSEMIRO DOS SANTOS E VANDERLEI BERNARDINO JANUÁRIO

VEREADOR VALCIR VASSOLER MILANEZ (ZEBRA): DR. ANDRÉ PEDROSO E ALBENOR GIUSTI