Search

Governador autoriza fazer eleições de diretores em 2 dias, domingo e segunda-feira

Na manhã desta terça-feira (31) o coordenador regional de Educação Luiz Carlos Pessi falou a post TV sobre o edital que abriu vagas para diretor nas escolas com eleições disputada em 3 de dezembro. As eleições terem sido mudadas para domingo era uma das maiores queixas dos profissionais da Educação interessados em apresentar o Plano de Gestão Escolar (PGE).

No final da tarde circulava uma mensagem no grupo de whatsapp das escolas sobre a possibilidade de mudanças no edital. De acordo com a mensagem houve uma mudança, confirmada por Sandra Vargas, da comissão regional que trabalha no acompanhamento de todos o processo:

 

“Após diálogo com o governador, onde levamos o pedido de muitos coordenadores, informamos que o processo de gestão democrática acontecerá no domingo (3) e na segunda-feira (4). O nosso objetivo é que tenhamos o maior número de participantes”.

 

As escolas que não atingirem 50% + 1 dos aptos a votar na comunidade escolar (votos válidos) terão seus diretores indicados pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE) com aval do governador Jorginho Mello (PL).

O quórum é necessário mesmo onde houver apenas um plano de gestão (PGE) apresentado. Escola que não apresentar PGE terá indicação pelo governo estadual/CRE.

Os diretores tem que ser necessariamente da área da educação e efetivos nos quadros do Estado, mas podem alguém que não disputou as eleições; quem disputou as eleições e não atingiu o quórum – pode ser quem venceu ou mesmo quem perdeu a disputa. Quem não está em segundo mandato pode ser indicado.

As vagas que ficarem abertas deverão ser preenchidas técnica e politicamente, o que abre a possibilidade de deputados, tanto do PL como de aliados de Jorginho, a fazerem estas indicações.

 

A entrevista completa está no link: https://youtube.com/live/kERb34qREi4?feature=share

As escolas tem até dia 6 de novembro para entregar os PGE e definir candidaturas. Não haverá disputa em algumas das maiores escolas de Araranguá, mas a EEB Estadual deverá ter 4 candidatos:

 

EEB Estadual – Centro

-Ivanir Pelissaro; José Carlos Rabello; Karen Ragnini e Laudemir de Campos (Lau); irão colocar o PGE (Plano de Gestão Escolar). O atual diretor Luiz Fernando Martins não disputa a reeleição.

EEB Castro Alves – Centro

-Daniel Bronstrup e Silvânia Maria Custódio Roque disputam o comando da escola.

EEB Dolvina Leite de Medeiros – Urussanguinha 

-A diretora Joyce Jerônimo Rochadel apresentou o PGE e busca a reeleição.

EEB Bernardinho Senna Campos – Coloninha 

-A diretora Juliana Brocca apresentou o PGE e busca a reeleição.

EEB Maria Garcia Pessi – Cidade Alta 

-Haverá mudança na direção já que Fabiana Vieira não concorre e o PGE apresentado é de Helenice de Ferreira, a Leni.

EEB Julieta Aguiar Bertoncini – Mato Alto

-Foram apresentados 2 Planos de Gestão Escolar.