Search

TCE/SC sinaliza apoio para a campanha “O que você tem a ver com as finanças públicas?”, do Sindaf/SC

O presidente em exercício do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro José Nei Ascari, reuniu-se em audiência, nesta quarta-feira (25/10), com o presidente do Sindicato dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas (Sindaf/SC), Sandro Medeiros Alves. Em pauta, a campanha “O que você tem a ver com as finanças públicas?”, que busca conscientizar os cidadãos sobre a importância de entender onde e como são investidos os recursos arredados pelo Estado. 

Na oportunidade, o conselheiro Ascari destacou que o TCE/SC é parceiro de causas como essa, que objetivam estimular o cidadão a exercer a sua cidadania e o controle social.

“Cumprimentamos os idealizadores dessa iniciativa pela relevância de incentivar essa reflexão”, enalteceu o conselheiro, que aproveitou para relembrar a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, idealizada e coordenada pelo promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto.  

Acompanhado do diretor financeiro do Sindaf/SC, Pedrinho Luiz Pfeifer, e dos filiados André Steffen e Fabiana Corrêa, da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) — que atuam nas diretorias de Administração e Finanças e do Tesouro Estadual, respectivamente —, Sandro Alves informou que a campanha foi lançada em 28 de setembro (matéria). Segundo ele, já conta com a parceria da SEF, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público, além de outras entidades. 

De acordo com o presidente do Sindaf/SC, o movimento prevê a realização de agendas conjuntas com entidades ligadas às finanças do Estado, para ampliar o alcance da mensagem, o uso de camiseta específica, além de publicações nas redes sociais do sindicato e das instituições parceiras e em outdoors, em Florianópolis.

“A ideia é levar a mensagem de forma simples para toda a população”, explicou. 

Outras ações serão planejadas para disseminar o conhecimento sobre a economia e as finanças do Estado, por meio da disponibilização de informações compreensíveis produzidas pelos auditores de finanças, com o intuito de despertar o interesse dos cidadãos para o assunto.  

Com relação a outras atividades, o conselheiro Ascari sugeriu que sejam envolvidas as escolas do Estado.

“As crianças são fundamentais nesse processo, pois têm um grande poder na promoção da mudança do comportamento dos adultos, dos seus pais”, enfatizou. 

Iniciativas do TCE/SC 

 

Durante a audiência na sede do TCE/SC, o presidente em exercício falou sobre a atuação do Tribunal de Contas, que vem, ao longo dos anos, mudando a sua postura — intensificada na gestão do conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior e sucedida pela do conselheiro Herneus De Nadal. Mencionou que, além de exercer as suas funções previstas na Constituição, o órgão de controle externo está atuando de forma preventiva e pedagógica, para contribuir que irregularidades sejam evitadas. “E essa campanha guarda relação com isso”, afirmou o conselheiro Ascari. 

Também com o intuito de estimular o controle social, a Corte catarinense edita, anualmente, desde 2003, a publicação “Para onde vai o seu dinheiro”, versão simplificada das contas do Governo catarinense, disponível no Portal da Instituição. Além disso, realizou quatro edições do projeto TCE na Escola, iniciativa com o objetivo de fomentar o interesse das novas gerações por fiscalizar o uso dos recursos entregues aos governos na forma de impostos — em 2014, o tema foi a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”.