Search

No Sul de SC, Corpo de Bombeiros Militar recebe a maior Auto Escada Mecânica da América Latina

Equipamento tem alcance de 55 metros e capacidade de 300 quilos

 

Para oferecer ainda mais suporte às ocorrências no Sul de Santa Catarina, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), com sede em Criciúma, recebeu nesta quinta-feira, dia 19, a maior Auto Escada Mecânica da América Latina, com 55 metros de alcance e capacidade de 300 quilos. A solenidade contou ainda com a entrega de camisetas do Projeto Golfinho, diploma de Amigo do Bombeiro e entrega de medalhas.

 

 

A viatura ficará à disposição da corporação através do 4º BBM, mas pode auxiliar em ocorrências desde Imbituba a Passo de Torres. Ela possui elevador de resgate, além de câmera térmica para auxiliar no combate e resgate de pessoas em locais com baixa ou nenhuma visibilidade, auxiliando a localizar as chamas e orientando a equipe de resgate a chegar nas vítimas. A auto escada mecânica também tem canhão monitor, gerador elétrico, ventilador de pressão positiva e suporte para maca de salvamento.

 

 

Para o comandante-geral, coronel BM Fabiano de Souza, a viatura representa um avanço no serviço oferecido pela instituição.

 

 

“A viatura chegou ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) neste ano de 2023. Um equipamento como esse é o que há de melhor no mundo para o serviço de bombeiro”, reforçou.

 

 

“É um marco para a história do nosso Batalhão, que completa 51 anos neste mês. Nossa região é a área que mais atende incêndios no estado, por isso é importante ter uma viatura de alto padrão, de última geração, que poderá auxiliar ainda mais nossas guarnições de serviço”, enfatizou o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.

 

 

Segundo o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, a parceria entre Poder Público e CBMSC é de extrema importância.

 

 

“Agora, com este novo equipamento tecnológico, estamos confiantes de que nossa cidade estará ainda mais segura. Esperamos não precisar usar, mas se for necessário, é confortante saber que teremos apoio imediato e qualificado para Criciúma e toda a região. É a ampliação dos excelentes serviços prestados pela corporação há mais de 50 anos”, finalizou.

 

 

A solenidade contou ainda com a entrega de dois diplomas de “Amigo do Bombeiro” para pessoas da sociedade que são importantes para o desenvolvimento e serviço prestado pelo CBMSC. Na oportunidade, receberam a honraria a reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta, e o presidente do Fórum de Entidades de Criciúma (Forcri), Leandro Eufrásio Teixeira.

 

 

Projeto Golfinho recebe incremento para turmas no Sul

 

Com o intuito de ensinar os cuidados necessários no ambiente aquático, o Projeto Golfinho é um programa realizado nas praias de Santa Catarina e, no 4º BBM, também nas escolas municipais. Através da Unesc e da Farben Tintas, durante a solenidade foram entregues 1.450 camisetas para realização do projeto nos próximos meses nas cidades entre Urussanga e Passo de Torres.