Search

Saiba mais sobre o novo pórtico de Timbé do Sul

No local está instalada a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura. Espaço tem sido registrado por diversas pessoas, mostrando a aprovação de um dos símbolos municipais.

 

Timbé do Sul está com novidades. O Pórtico Antônio Zilli, localizado na entrada do município, na BR-285, está todo repaginado após uma obra intensa. O local conta com um espaço próprio para a entrada e recepção do turista que passará pela rodovia federal, dando todo o apoio necessário com área de informações turísticas, estacionamento, espaço instagramável e mirante com vista para as encostas geral da Serra Geral.

 

 

Com recursos vindos da Santur e contrapartida da administração municipal, o local passou por obras desde 2022.

 

“Estamos mantendo parte da estrutura original, porém repaginando com um desenho mais moderno, que contempla nossa identidade turística. Foi valorizado no novo desenho as montanhas ao fundo e o formato de asa delta, que é um dos esportes radicais símbolo do município”, explicou o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava.

 

 

Na última semana a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura abriu as portas no local para atendimento aos munícipes e turistas. O secretário Elias Donadel e o agente de turismo da Prefeitura Municipal, Allan Guilherme Smutek Candido Mota estão a postos para os atendimentos à Timbé do Sul, recepção e encaminhamento ao turista que pretende desbravar o município.

 

“Nossa intenção é estar preparado para o fluxo após a conclusão da BR 285 e vinda do verão, que intensifica a visitação nos pontos turísticos, pousadas, dentre outros”, relatou Elias.

 

Com a BR-285 sendo concluída, está previsto o fluxo diário de, no mínimo, 3 mil veículos.

 

“Precisamos modernizar nossa cidade para que, no futuro, entre no roteiro e calendário do Ministério do Turismo. Com isso, teremos mais visibilidade e maior potencial para trazer recursos, oferecendo um melhor sistema de infraestrutura aos nossos visitantes”, destacou o prefeito.

 

 

Repaginação

 

O escritório de Arquitetura Ronconi foi o responsável por idealizar a atualização do local. Foi estudado o município e levantadas características italianas, visual da Serra Geral com encostas íngremes, presença marcante da paisagem e a prática do voo livre em Timbé do Sul.

 

“Foram criadas referências e identidade neste novo pórtico. Manteve-se a utilização de pedra de arenito Botucatu, típica da base geológica regional”, comentou arquiteta Rita Ronconi.