Search

Autorizado convênio de R$ 600 mil para desassoreamento da Foz do Rio Mampituba em Passo de Torres

Na manhã de hoje, as lideranças políticas de Passo de Torres reuniram-se na Secretaria da Agricultura para uma reunião técnica, seguida de uma tarde de decisões cruciais na Secretaria da Casa Civil. Os encontros, organizados pelo deputado Zé Milton, contaram com a presença do prefeito em exercício, Altemir Cardoso, do secretário municipal de Pesca Ademilson Batista, dos vereadores Jaci Anacleto e Paulo Eduardo Miranda Rodrigues — “Paulinho”, dos secretários da Casa Civil, Estener Sorato, e da Agricultura e Pesca, Valdir Colatto.

Após a cobrança das lideranças durante todo o dia, o Secretário da Casa Civil anunciou que o Governador assinará amanhã (quarta-feira (6), a autorização do convênio entre o Estado e a prefeitura no valor de R$ 600 mil para o desassoreamento da Foz do Rio Mampituba. Agora será dado inicio a tramitação do processo burocrático para, após esse prazo, ser firmado o convênio e liberado os recursos.

Em sua fala, Zé Milton descreveu o quanto a situação atual do rio se tornou preocupante, com o estreitamento do canal de navegação, ocasionando encalhamentos de barcos, causando prejuízos econômicos e colocando em risco a segurança dos pescadores.

Conforme o prefeito Altemir, com a realização do desassoreamento, espera-se aumentar o calado do rio, proporcionando condições mais seguras e facilitadas para a navegação de embarcações, bem como garantir a segurança dos pescadores locais.

Na defesa da liberação dos recursos, o deputado Zé Milton destacou a importância da obra que é a principal rota de acesso ao mar para os pescadores da região.

“Hoje saímos felizes com a conquista dos recursos para o desassoreamento do rio, e com isso, garantir o sustento de cerca de 700 famílias que dependem da pesca artesanal”, defendeu Zé Milton ao destacar que por ano, essas famílias contribuem com a produção de 5,2 mil toneladas de peixes, desempenhando um papel crucial na economia local.

O prefeito expressou sua gratidão pelo empenho de Zé Milton e pela iniciativa do Governador Jorginho Mello em aprovar o convênio, enfatizando que a ação é fundamental para a preservação da atividade pesqueira e o bem-estar da comunidade.

“Com os recursos destinados ao desassoreamento, a cidade irá retomar a tranquilidade e a prosperidade na pesca, fortalecendo nossa principal atividade econômica e garantindo um futuro mais seguro para nossos pescadores”, finalizou o prefeito.