Search

Assistência social promoveu evento alusivo ao agosto lilás

Considerando a importância de ações de prevenção da violência contra mulher, foi realizado nesta semana o encontro “Informar para Transformar”, no Centro Multiuso, em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher.

O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação de Araranguá, por meio do CREAS, onde contou com a participação de cerca de 120 mulheres.

Entre elas, mulheres vítimas de violência que são atendidas pelo CREAS, mães e mulheres acompanhadas pelo CRAS, clubes de mães, grupo da terceira idade, representantes da rede de proteção e garantia de direitos, Secretaria de Educação e de Saúde.

As palestras foram ministradas pela Psicóloga Dra. Kelly Daiane Savariz Bôlla, pela Delegada na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Araranguá, Dra. Eliane Márcia Chaves, pela Sargento Franciane de Bitencourt e Cabo Daiane, Policiais Militares que integram a Rede Catarina.

O encontro foi de suma importância, para ampliar a discussão do enfrentamento à violência contra as mulheres. Bem como, conscientizá-las sobre a efetivação de denúncias e notificações..

 

Como denunciar um caso de violência doméstica?

A denúncia pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial.

Mesmo se a vítima não registrar boletim de ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos, também podem utilizar o ligue 180 e denunciar uma agressão que tenham presenciado.