Search

Clube de Xadrez tem Utilidade Pública Reconhecida

Vereador quer que disciplina de xadrez seja incluída nas escolas municipais

O vereador, Sérgio Maciel – que ocupa neste mês de agosto a cadeira do vereador licenciado, Jair Anastácio, conquistou a aprovação de um Projeto de Lei na última sessão do mês na Câmara Municipal realizada na quarta, 21, reconhecendo a Utilidade Pública da Associação Clube de Xadrez de Araranguá.

A presença de enxadristas no plenário marcou a votação, e o presidente da associação, Frank Becker, defendeu as ações realizadas pela entidade e a importância deste reconhecimento.

“Pensamos na formação da associação para que ações realizadas através do xadrez pudessem mudar a realidade das pessoas e contribuir com a sociedade”, defendeu.

Filiado à Federação Catarinense de Xadrez, o Clube de Xadrez de Araranguá, o CXA, conta com vinte e cinco sócios ativos e promove competições regionais além de atividades em escolas para incentivar o surgimento de novos enxadristas capazes de representar o município nos eventos nacionais e internacionais.

Xadrez nas escolas como disciplina

Na oportunidade, um anteprojeto de Lei de Sérgio Maciel também foi aprovado sugerindo que a administração municipal inclua na rede de ensino a disciplina de xadrez. De acordo com o autor, em sua justificativa ao anteprojeto, várias pesquisas internacionais e experiências comprovadas, inclusive, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Unesco, mostram a contribuição do xadrez para o desempenho escolar e técnico.

“Mostra-se conveniente a inclusão da disciplina xadrez na grade curricular das escolas públicas do Estado, principalmente, com vistas a proporcionar, além das benesses acima elencadas, maior integração social e cultural entre os estudantes”, argumentou.