Todo araranguaense ouviu pelo menos uma vez na sua vida a voz de Jairo César Silva na Rádio Araranguá, principalmente, dando todas as manhãs notícias policiais ou comentando e narrando os jogos de futebol regionais. Ele completa neste ano, 43 anos de profissão e nada mais justo que ser homenageado pela Câmara de Vereadores.
E foi através de uma proposição do vereador, Nelson Soares, que o radialista recebeu na noite desta quarta, 12, uma Moção de Reconhecimento pelo serviço prestado no jornalismo radiofônico. A votação foi unânime e a postura de Jairo elogiada no plenário.
Acompanhado da família e alguns colegas de empresa, a homenagem foi prestigiada.
“A vida é boa demais, e eu viveria tudo novamente, com erros e acertos. A vida é uma grande dádiva de Deus”, agradeceu o homenageado.
Histórico do homenageado apresentado como justificativa à Moção:
Jairo Cesar Silva nasceu no dia 30 de dezembro de 1959, no hospital Bom Pastor em Araranguá. Filho de Bonifácio Silva (in memoriam) que era sapateiro na cidade e também tocava na Banda Municipal e Oliria Mota Silva que trabalhou com limpeza e também como cozinheira. É o mais velho de três irmãos: Jorge Luiz da Silva (in memoriam) e Paulo Cesar da Silva. Vindo de uma família humilde, Jairo sempre gostou do rádio, e com cinco anos de idade já ouvia as transmissões esportivas das grandes emissoras do País. Com nove anos perdeu seu pai e sua mãe se tornou a chefe da família. Suas grandes referências na época eram os narradores Fiori Giliotti e Pedro Carneiro Pereira.
Na adolescência começou a trabalhar aos 15 anos no almoxarifado da Construtora Soenge Engenharia Ltda, trabalhou na Casa Cometa como vendedor, e em 1979 ingressou na Rádio Araranguá como narrador esportivo e apresentador, ficou até o final de 1986 e no início de 1987 começou na Rádio Eldorado que pertencia, a exemplo da Rádio Araranguá, ao grupo de comunicação RCE. Em 1986 Jairo se tornou pai, nasceu Franciele Maciel Silva, sem dúvida uma das maiores emoções de sua vida.
No inicio de 1990 com então 30 anos, Jairo voltou para Rádio Araranguá, e deste então segue sendo como um dos maiores comunicadores de Santa Catarina. Carrega na bagagem centenas de jogos, em diversos estados do Brasil, e também foi a voz marcante da Arrancada de Caminhões de Balneário Arroio do Silva. Jairo é autodidata, aprendeu a narrar sozinho e observando seus colegas de profissão, isso faz com que seu trabalho seja único. Hoje Jairo apresenta o programa As Esportivas, informativo policial e narra jogos de futebol na região, sempre evidenciando o esporte amador. Casado desde 2003 com Carla Maria Turatti Cardoso tem dois filhos do coração o Matheus Cardoso de Almeida e a Malu Cardoso de Almeida. Flamenguista, ele destaca dentre todos os momentos marcantes da profissão, a final da Copa União de 1987 onde o Flamengo derrotou o Inter por 1×0 dentro do Maracanã, com gol de Bebeto.
Quem conhece o Jairinho, sabe o grande profissional, colega e pai que ele é. Seu coração é gigante, sua experiência serve de exemplo para todos nós. Jairo é uma pessoa integra sempre disposto a ajudar e sem hora para dar uma notícia, seja no rádio ou na internet.