Search

Cooperja reúne centenas de pessoas em ações do dia de Cooperar

Transformar realidades para melhor, é uma das ideias do cooperativismo. O interesse pela comunidade e pelas pessoas é demonstrado diariamente nas ações e atividades desenvolvidas pelas cooperativas.

Unidas, elas também investem em projetos específicos e voluntários que contribuem para minimizar os efeitos da desigualdade social e promover cidadania entre os beneficiados. E um dia especial dedicado a isso, é o Dia de Cooperar, dia em homenagem ao cooperativismo que é comemorado sempre no primeiro sábado do mês de julho com ações que envolve iniciativas planejadas pelas cooperativas durante todo o ano.

E todos os anos pensando nisso a Cooperja realiza uma grande ação no dia de cooperar. Este ano o evento aconteceu na quinta-feira (6), reunindo centenas de pessoas no CDC em Jacinto Machado. Com ações voltadas a prática e os valores e princípios do cooperativismo, que teve a parceria de diversas entidades entre elas: Epagri, Pastoral da Saúde da Paróquia Santa Terezinha, Núcleos femininos da Cooperja e IFC Santa Rosa do Sul. A abertura contou com a presença da direção da cooperativa, explanação das atividades do horto e palestra. A tarde aconteceu as oficinas a base de farinha de Arroz Caçarola, risoto de tipos especiais de arroz naturizi, biomassa de banana-verde, Panificação com panc’s, pomada milagrosa, sal temperado / produção de vinagre de frutas, sabonete artesanal com plantas Bioativas/Medicinais e geleia de hibisco. O evento tem como objetivo levar alternativas de saúde para quem tem interesse, além de destacar a importância da cooperação e ajuda mútua.

Para o presidente Vanir Zanatta, o dia C ou dia de Cooperar, vem como forma de podermos mostrar um pouco daquilo que as cooperativas fazem pelo mundo.

“Aqui não foi diferente, passamos o dia ensinado e aprendendo, um dia diferente do rotineiro, para lembrar que precisamos uns dos outros, para construir uma sociedade melhor. Nada disso aconteceria, sem ajuda mútua, da parceria, da cooperação. Somos uma cooperativa, e nosso exemplo precisa ser mostrado, visto e divulgado. E pelo olhar brilhante que vimos nas participantes, querendo aprender maneiras simples, de produzir algo mais sustentável para si e sua família e ou comunidade, temos a certeza, que nossas ações podem fazer a diferença na vida do planeta. Agradecimento a todos os envolvidos nesse belo evento”, agradece Zanatta.

Mais uma vez o evento superou todas as expectativas e os participantes saíram satisfeitos com novos conhecimentos e novas formas de buscar a saúde através de várias alternativas naturais.

“Realizamos sempre este evento pensando na qualidade de vida e no resgate das antigas gerações que o é cultivo do chá, muito comum naquele tempo. Mas hoje graças a este trabalho, recebemos muitas visitas no horto de pessoas procurando por este assunto. E eventos como este mostram para a comunidade de toda região de atuação da Cooperja a importância do cultivo e uso destas ervas. Foram oito oficinas simultâneas que mostraram isso na prática”, destaca a coordenadora social da cooperativa Elisabete Biz dos Santos.

O trabalho é feito a muitas mãos e tudo é possível porque acontece a cooperação. E os profissionais da Epagri são sempre grandes parceiros da cooperativa em muitas ações sociais que envolve a comunidade.

“Trabalhar juntamente com as parcerias, e dentre elas a Cooperja, é muito importante e engrandece o trabalho realizado, pois tudo o que fazemos coletivamente tem mais êxito. E é isto que verificamos diariamente. E neste evento, onde acredito que conseguimos superar as expectativas”, declara a Extensionista da Epagri de Jacinto Machado Aline Hahn Fernandes.