Search

Araranguá foca em resultados na Educação de Base

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Araranguá, Mariluce Rodrigues da Silva Bilck, foi entrevistada na manhã desta sexta-feira (23) pela jornalista Natália Silveira. Ela falou das novidades da Educação, das ações que a pasta vem desenvolvendo nos últimos meses.

 

Novo prédio da Secretaria

De acordo com Mariluce, a Secretaria irá se mudar para a nova casa na primeira semana de Julho. Ela conta que a obra ficou muito bonita, uma construção imponente e que vai atender bem melhor, não só a equipe da Secretaria da Educação, mas, também os pais e professores. Tem um auditório incrível com uma capacidade para 50 pessoas e irá atender melhor o público. O prédio vai ser na Cidade Alta, ao lado do atual da Secretaria de Educação. A estrutura vai ter salas bem maiores, os departamentos da Educação Infantil, da Educação do Ensino Fundamental, e a sala de TI (Tecnologia da Informação) que a gestão inovou, além da sala da secretária. Até o departamento de matrículas será ampliado para atender o grande fluxo de pais. Conforme a secretária, a Educação é uma das maiores pastas é precisa de espaço, banheiros decentes, já que o os atuais são precários. A pasta prepara uma cerimônia de E

 

Modelo de Ideb do Ceará

A secretária liderou no final de abril um grupo de servidores em uma viagem ao Ceará para entender porque que o Estado tem os melhores índices de educação do país. A equipe esteve em três cidades: Eusébio, que tem 35 mil habitantes; Mucambo, bem no interior do sertão, com 14 mil habitantes; e Sobral, com 240 mil habitantes. Foram conhecer um pouquinho do sistema educacional do Ceará que desenvolve um “pacto pela educação”, onde a educação é verdadeiramente prioridade, desde antes de 2007, quando surgiu o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O Estado enfrentou a realidade de baixos índices. O ensino médio ficou com o Estado e o ensino fundamental (hoje até o nono ano), o estado devolveu para os municípios, que cuidam também da educação infantil com apoio estadual.

Mariluce vinha monitorando alguns municípios desde 2021, onde o IDEB cresceu gradativamente e chega a 9.4. Na visita o grupo constatou que a alfabetização é tratada como um grande pilar, e que recebeu grandes investimentos.

A Secretaria está aplicando em Araranguá parte do aprendizado e avalia como melhorar o desempenho local. O que deu certo no Ceará é utilizar a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, as habilidades e as competências das crianças, o que compete a criança do primeiro ano, do segundo ano. Ou seja, saiu do segundo ano tem que estar lendo.

Entre os pilares fundamentais que passam aí por esse olhar na alfabetização, valorização financeira do professor – que trabalha por metas. O gestor da escola, diretor é por seleção, não eleição. Araranguá irá propor um Programa de Alfabetização, criação de uma casa de formação, como existe em Florianópolis, com professores específicos diários, com formação continuada.

 

Clube Aluno

Uma empresa desenvolveu uma plataforma onde o aluno ele tem um reforço, uma aula particular 24 horas, muito prático de baixar. Os professores são todos contratados da empresa, que decidiu premiar o aluno que está realmente tirando suas dúvidas. Foram premiados, aluno e o professor do Jardim Cibele e um professor da EM João Matias, Coloninha, com celulares.

 

Merenda escolar

A secretaria através da administração Municipal aí fez uma aquisição de um caminhão para merenda escolar, um caminhão térmico de aproximadamente 400 mil reais. A secretária disse que acompanha a Central de Merenda, que foi tirada do espaço do prédio do Bom Pastor, por determinação do prefeito César, e passou para um espaço na Prefeitura.

 

Materiais escolares

De acordo com a secretária, os kits escolares comprados para os alunos são de ótima qualidade, com marcas como a Faber Castell nos lápis de cor. Assim como o uniformes, que serão fornecidos pela Kiltare.

 

Prédios em reforma

A reforma da Ademar Ghisi, CEI Cantinho do Amor na Urussanguinha, Almerindo da Luz, já foram terminadas. Ainda está em reforma EM João Matias, que provavelmente vai levar mais uns dois meses.

 

Férias e pós férias

No calendário tem ainda a formação de julho para os professores, antes do recesso de duas semanas para os alunos. As aulas retornam no dia 31 de Julho. Depois tem o Dia da Família na Escola em Agosto, o Dia do Estudante, os desfiles de sete de setembro, Dia das Crianças, novembro tem a terceira mostra do teatro-leitura.

 

Tamanho da rede

Rede tem 5.980 alunos. Teve um crescimento desde 2021 de mil alunos quase mil alunos. Tem investimentos tecnológicos, tecnologia avançada, tem 350 tablets, estão terminando algumas escolas que têm Internet de ponta. Araranguá tem salas de ciência e tecnologia.

 

Frases de impacto

“Nós estamos trabalhando na hipótese que o nosso aluno não está não está aprendendo de fato como deveria. Então, à partir de agora, nós queremos resultados. Nós estamos investindo, inclusive com formações pedagógicas, formações continuadas, mas, nós também queremos resultados”.

“De nada adianta milhões de investimentos na Educação se eu não tenho um resultado final adequado, que é o meu aluno aprendendo. […] nós temos que ver também uma proposta da valorização profissional, mas, se nós tivermos tudo isso e não tem o resultado final, se chegar lá no nono ano e o meu aluno mal lê, mal escreve, de que adianta buscar esse resultado. Exatamente agora esse é o nosso foco, buscar os resultados”.

 

Entrevista completa no link: https://youtube.com/live/WoDtHKZuiDM?feature=share