Search

Arroio com 11 vereadores; Moção pró-comunitárias; prédio para Câmara de Maracajá; molhes no Passo; e mais

As eleições de Balneário Arroio do Silva terão um ingrediente a mais nas eleições de 2024. Com o novo censo habitacional o município passará dos 15 mil habitantes no final deste mês, isso deve acrescentar 2 novas cadeiras no Poder Legislativo, igualando-se a Sombrio. Apenas Araranguá na região da Amesc possui 15 vereadores. Acompanhe as faixas:

09 até 15 mil
11 mais de 15 mil até 30 mil
13 mais de 30 mil até 50 mil
15 mais de 50 mil até 80 mil
17 mais de 80 mil até 120 mil
19 mais de 120 mil até 160 mil
21 mais de 160 mil até 300 mil
23 mais de 300 mil até 450 mil
25 mais de 450 mil até 600 mil
27 mais de 600 mil até 750 mil
29 mais de 750 mil até 900 mil
31 mais de 900 mil até 1,050 milhão
33 mais de 1,050 milhão até 1,2 milhão
35 mais de 1,2 milhão até 1,350 milhão
37 mais de 1,350 milhão até 1,5 milhão
39 mais de 1,5 milhão até 1,8 milhão
41 mais de 1,8 milhão até 2,4 milhões
43 mais de 2,4 milhões até 3 milhões
45 mais de 3 milhões até 4 milhões
47 mais de 4 milhões até 5 milhões
49 mais de 5 milhões até 6 milhões
51 mais de 6 milhões até 7 milhões
53 mais de 7 milhões até 8 milhões
55 mais de 8 milhões

Isto também muda o número de vagas nas chapas para as próximas eleições. As federações PT-PV-PCdoB; Psol-Rede, PSDB/Cidadania; ou os partidos isoladamente podem lançar neste caso até 12 candidatos (número de cadeiras mais 1), com proporção de gênero de 70% x 30%. Normalmente, como são lançados mais homens, no caso seriam 8 e 4 mulheres, o que irá tornar a disputa menos acirrada para legenda que era estimada em 1.200 votos para eleger um vereador no Arroio. 

Mesmo assim, os 5 vereadores do União Brasil, devem se dividir em 2 chapas de apoio a Evandro Scaini (Republicanos). Já que um dos 2 vereadores com maior número de mandatos –  (com 3) e Lei do Mar Azul (com 2), pode ser escolhido para a chapa como vice, isto dividiria o time em 2 vereadores em cada uma das chapas.

 

Caminho indefinido

Em 2020, o prefeito Evandro Scaini era PSL e elegeu 5 vereadores do mesmo partido na chapa com MDB, PSC e PV e apoio branco do PP. Como o prefeito Scaini está no Republicanos (em seu terceiro mandato), a ideia do grupo é definir pelo menos 2 chapas fortes para tentar garantir maioria na Câmara em 2024. Com a mudança, quem eleger 6 vereadores terá a possibilidade de comandar a Casa Legislativa em 2025/2026.

O prefeito Scaini recebeu convite para se filiar ao PSD, MDB, Podemos, PDT e União Brasil mais recentemente, mas deverá esperar algumas definições antes de decidir seu caminho, que será tomado junto com o grupo que elegeu o vice e mais 5 vereadores.

O Élvio Zocche (União Brasil) passou segunda-feira (19) pela Post TV e falou sobre a passagem da caravana do União Brasil pela região Sul no final de semana.  

 

Zé Trovão em Araranguá

O apoiador Adércio Velter organizou agenda para o deputado federal Zé Trovão (PL) no sábado (24): um café da manhã e coletiva de imprensa no Restaurante Espetão e depois almoço com os presidentes do PL da Amesc. 

 

Moção de apoio 

A reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, esteve na Câmara de Vereadores de Araranguá na noite de segunda-feira (19) para falar do projeto universidade gratuita. Os vereadores aprovaram uma Moção de Apoio às universidades comunitárias, que defendem que seja aprovada para si a proporção de 80% das verbas encaminhadas do Projeto Universidade Gratuita, e 20% para as privadas.  A reitora estava acompanhada da pró-reitora Gisele Coelho Lopes e fez apelo para que haja aprovação do projeto até 5 de Julho na Assembleia Legislativa.

 

Desassoreamento do Rio Mampituba

Os pescadores de Passo de Torres ganharam um importante aliado na luta pelo desassoreamento do Rio Mampituba, medida considerada fundamental para possibilitar que as embarcações adentrem no Rio, proporcionando maior desenvolvimento das atividades pesqueiras na região. Atualmente, o acesso é limitado e dificulta a navegação, prejudicando as embarcações, pescadores e turistas que desejam desfrutar das belezas naturais e potencialidades do local.

Para tratar do assunto, o deputado Tiago Zilli (MDB) realizou nesta terça-feira, 20, uma audiência com o Secretário da Casa Civil, Estêner Soratto da Silva Junior, para tentar garantir o desassoreamento da Barra, que visa possibilitar o acesso das embarcações, criando condições de pesca e beneficiando um grande número famílias que vivem da atividade.

“Onde há rede, há renda. Eu conheço bem a realidade dos pescadores e sei que a dragagem é fundamental para possibilitar que as embarcações adentrem no Rio, dando maior segurança aos trabalhadores. Na semana passada, os pescadores fizeram uma manifestação e nos unimos a esse movimento,” afirmou Zilli.

 

A reunião rendeu bons resultados

A comitiva capitaneada pelo deputado Tiago Zilli contou com a presença dos vereadores de Passo de Torres, Alan, Renan, Filho, Fom e o suplente Moacir, além do chefe de gabinete Edson Pisca Dagostin e Jonas Souza, ex prefeito de Passo de Torres e Assessor Parlamentar.

O Secretário Soratto Júnior garantiu atenção especial ao pedido e aguardará o projeto da Prefeitura Municipal para dar andamento ao pleito.

“É uma pauta importante, justa e que vai potencializar a economia e o turismo em Passo de Torres. Foi uma reunião produtiva e com bons encaminhamentos,” finalizou o deputado.

 

Sede para Câmara de Vereadores 

Na segunda-feira (19/6), aconteceu a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da primeira etapa da sede própria da Câmara Municipal de Maracajá. A solenidade, que aconteceu no gabinete do prefeito, Anibal Brambila (PSD), com a presença do diretor de Obras, João Pedro Rizzotto, do presidente do Legislativo, João Rocha (PSDB), dos vereadores Valmir Carradore (MDB) e Solemar Monteiro (Babinha), do arquiteto Guilherme Tomasi Rocha  e representantes da empresa vencedora do processo licitatório, a RS Engenharia e Construção.

A primeira etapa da obra está orçada em R$ 832.471,71 e compreende a fundação, os dois pavimentos, as lajes e coberturas, os fechamentos laterais com placas de concreto pré-moldadas, estrutura metálica e telhas na cobertura.

“Essa primeira fase compreende o ‘esqueleto’ da obra. Já na segunda etapa entra as instalações hidrossanitárias, elétricas, os acabamentos e as divisórias”, explica o diretor de Obras, João Pedro Rizzotto.

A construção será possível devido à parceria entre a Administração e o Legislativo. O prefeito explica que em 2 anos a Câmara repassou/devolveu para o Executivo cerca de R$ 700 mil.

“É um sonho a construção da nova sede da Câmara e que hoje estamos dando o pontapé inicial para a realização. Foi muito trabalho e economicidade para a realização desse sonho”, destacou o prefeito Brambila conta ainda que a Administração doou o terreno onde vai sediar a nova sede do Legislativo, na Vila Beatriz (no antigo SCFV). Fe

O presidente do Legislativo, João Rocha, comentou sobre a felicidade e satisfação de estar fazendo parte de um momento histórico para o município.

“É um imenso prazer estarmos hoje participando dessa solenidade que marca um novo momento do Legislativo. Esse é um esforço conjunto e que em mais alguns meses teremos uma nova sede, ampla, confortável e com acessibilidade”, comentou.

O prazo de conclusão da obra é de 04 meses a partir da assinatura da Ordem de Serviço. 

 

Avaliação e Apresentação dos Estragos em Praia Grande 

A Defesa Civil Nacional e a Prefeitura de Praia Grande recebem os veículos de imprensa da região para uma coletiva com o objetivo de avaliar e demonstrar os danos causados ao município devido às recentes chuvas intensas.

Data: 21 de junho de 2023 (quarta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Auditório Municipal da Prefeitura de Praia Grande

Defesa Civil Nacional, Prefeitura e Defesa Civil Municipal prestam informações e atualizadas sobre a situação.