Search

União Brasil tenta conquistar prefeito na Amesc; PSDB tenta manter quadros; movimentos em Araranguá para 2024; e mais

Scaini e Carlos recebem convite do União Brasil
O presidente do União Brasil, Gean Loureiro, e o deputado estadual Repórter Sérgio Guimarães acompanharam o deputado federal Fábio Schiochet na agenda de sexta-feira (16) em Balneário Arroio do Silva, para entrega de R$ 200 mil de uma emenda parlamentar para custeio.
O encontro foi no gabinete do prefeito Evandro Scaini (Republicanos), com a presença do vice-prefeito Carlos Scarsanella (Republicanos), e da bancada de 5 vereadores do União Brasil na Câmara, Élvio Zocche (presidente da Casa), Lei do Mar Azul, Maria Alice Luciano, Alan da Ambulância e Pedrinho Coelho.
Há 2 semanas do início da 30ª Festa do Peixe, no cardápio principal da visita, um convite de Loureiro para que Evandro e Carlos se filiem ao União Brasil, partido que surgiu da fusão Democratas (partido pelo qual Scani venceu a eleição de 2008), e PSL, que o prefeito e o vice se filiaram a convite do ex governador Carlos Moisés, assim como foi com o Republicanos.
Os 5 vereadores tem até março de 2024, quando abre a janela de transferências, para definir se ficam ou não no União Brasil. A mudança na composição das chapas deve dificultar a manutenção de todos no mesmo partido. A tendência é ter outros partidos na aliança em que o prefeito Evandro Scaini deverá disputar a reeleição com Élvio ou Lei de vice, porque as chapas deverão de vereadores no Arroio deverão ter 10 candidatos no máximo – 7 homens e 3 mulheres.
Sobre o convite do União, Scaini se limitou a agradecer.
“Ficamos contentes com o convite, porém, só iremos definir após a próxima temporada (verão), mas todo restante do grupo permanece no União Brasil”, disse à coluna.

 

Executiva do União Brasil

Antes da passagem pelo Arroio, a comitiva passou também na sexta-feira (16) pelas dependências da Câmara Municipal de Sombrio para uma reunião com a Executiva local do União Brasil.
A comitiva estadual contou com o presidente Gean Loureiro, deputados estaduais Sérgio Guimarães e Jair Mioto, e o deputado federal, Fábio Schiochet. Apenas o deputado Marcos da Rosa precisou voltar para a capital por motivos de doença na família.
O União Brasil terá como diretriz para 2024 participar ao máximo nas chapas majoritárias e formar chapas fortes de vereadores na região da Amesc.
Foi apresentada a nova Executiva de Sombrio (mandato de 2 anos) que terá como presidente Teco Silvério; vice-presidente Gean Albino; segundo vice-presidente Willian da Rosa; secretário Donisete Gubert; segundo secretário Gleison Martins; tesoureiro Francislei Martins; segundo tesoureiro Telmo Alencar; delegado para Estadual Claodir Ventz; e como presidente de honra o advogado Lucas Debus.
O União de Sombrio irá tentar vaga de vice na majoritária e 2 cadeiras na Câmara. Em 2020, o Democratas fez 1697 votos, atrás apenas de PP e MDB.
Em Sombrio, com 11 vagas na Câmara, as chapas podem ter 12 nomes – 8 homens e 4 mulheres.

 

Tem União Brasil em Araranguá


Durante a passagem da comitiva por Araranguá, Gean Loureiro e Fábio Schiochet deram aval ao grupo de Kila Ghellere para seguir com a formação da nova executiva do União Brasil de Araranguá. A reunião aconteceu após a passagem pelo Arroio. Depois da fusão do Democratas, que era presidido por Kristian de Souza, e o PSL, que era presidido por José Pereira, o partido ficou sem direção.
Além de Kila na presidência, o União Brasil terá na Executiva Rudimar Rochadel, Talisson Machado, Donizete Martins da Rosa (Dedo) e Lu Mellegari.
Participaram da reunião os vereadores Luciano Pires (Podemos) – presidente da Câmara, Samuel Nunes (PSD) e Diego Pires (PDT), que foram convidados a integrar o partido. Irão em março de 2024, quando a “janela de transferência” se abrir.

Gean Loureiro garantiu autonomia para o União Brasil definir o caminho nas eleições de 2024, que pode ser na aliança de César Cesa (MDB) e Tano Costa (PSD) como numa eventual composição com o PL ou PP.

 

Litotripsia no Regional
Fábio Schiochet anunciou uma emenda de R$ 700 mil a ser entregue para o Hospital Regional de Araranguá para compra de um “torre de explosão de cálculos renais”.

 

Eleições 2024: duas ou três chapas?
Em Araranguá, o tabuleiro político começa a se desenhar. De um lado, o grupo do prefeito César (MDB) – que deverá ter 4 vereadores em março de 2024 – Nelson, Paulinho e Lena, Tico; e de Tano (PSD) com 3 (Neno, Zico e Jorginho). Além destes 2 partidos, devem orbitar outros partidos em torno da chapa: Republicanos, Avante, talvez PDT e PT (de Jair). O grupo passaria a ter 8 vereadores.
Neste caso, sobrariam apenas PL (Luiz, que apoia o governo), o PP (dos vereadores Tubinho, Diran e Douglas) e o recém formado União Brasil (de Luciano, Diego e Samuca).
Se isto se concretizar, a tendência é que Podemos e PDT deixem de ter vereador.
Se PP e PL fecharem acordo, apenas o União Brasil ficaria livre para coligar tanto com o MDB e aliados ou com PP e PL.

 

Schiochet preside União


Em Maracajá, sábado (17), durante a reunião regional o presidente Gean Loureiro informou que irá se afastar do país por 4 meses – irá fazer uma especialização na Austrália. Antes disso, participa do Encontro Estadual de 6 de julho, onde serão apresentadas todas as novas Executivas. Fábio Schiochet assume a presidência até o final do ano. Gean volta em Janeiro.
No encontro organizado pela vereadora Edilane Nicoleite (UB), estavam presentes o prefeito Aníbal Brambila (PSD), que apoiou Loureiro no primeiro turno em 2022, e o vice-prefeito Volnei Rocha (Republicanos), que apoiou Carlos Moisés, e o vereador Rodriguinho (PDT), que avalia filiação no PSD, mas foi convidado afiliar no União Brasil.
Foi anunciada a filiação para março de 2024 do presidente da Câmara de Praia Grande, Nereu Scheffer, que deixará o PSDB, e deverá apoiar a reeleição de Fanica (PP).
Loureiro apresentou a meta do partido para 2024: ter candidatos a prefeito e vice em pelo menos 100 munícipios e eleger em torno de 60 prefeitos e vices.

 

Tucanos olham 2024
Em Turvo, o PSDB local recebeu na manhã de sábado (17) a comitiva com o deputado estadual Marcos Vieira – presidente do partido, deputada federal Geovânia de Sá, Adilor “Doia” Guglielmi e Acélio Casagrande para falar sobre a preparação das eleições em 2024. O PSDB tem 2 prefeitos, Almides da Rosa (Santa Rosa do Sul), e Kekinha dos Santos (Balneário Gaivota).
Turvo, tem um vereador do PSDB, Giovani Carlessi, e teve candidato a prefeito em 2020, Laerte Casagrande. Ex aliado do MDB, o partido é aliado do prefeito Sandro Cirimbelli (PP).
A expectativa no município o PL deve montar um time de expressão com lideranças saídas do MDB, PP e PSDB.

 

Comunidade Mudi 60+
Sábado (17) aconteceu uma rodada de conversas com a presença de pessoas que querem debater a vida após os 60. Entre os palestrantes Alveri Aguiar de Sá, Nívea Jones Oliveira, Alcir Marcos e Elizabeth Reinaldo.

 

Audiência Pública do REURB tem nova data
A Comissão de Regularização Fundiária Urbana remarcou a Audiência Pública sobre a Regularização Fundiária Urbana (REURB) da área que compreende entre a Loja Belona e Gelos Cubinho para dia 22 de junho (quinta-feira) às 18h no Hall da Prefeitura.