Search

Reunião na Regional de Saúde de Araranguá

Nesta quarta-feira, dia 15/06, aconteceu um reunião com a Gerente Regional de Saúde de Araranguá, Andressa Vitorino Garcia Ribeiro.

Foram feitos encaminhamentos para trazer em definitivo o Hemosc para a região da AMESC e a defesa do projeto para implantação da UNACON – Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – no Hospital Regional de Araranguá.

O coordenador do Grupo de doadores de sangue de Araranguá – ABASTECENDO VIDAS – Adércio Velter, acompanhado de Sodré de Abreu, membro do grupo e também doador, solicitaram apoio da gerência para fazer levantamento de dados junto ao Hemosc do total de doações realizadas por pessoas residentes na região e o total de hemocomponentes utilizados pelos hospitais da AMESC.

Com essas informações, o grupo Abastecendo Vidas, e os demais grupos de doadores de sangue da região, pretendem encaminhar projeto ao governador do Estado, Jorginho Mello (PL), com a solicitação da ativação do hemocentro junto à Policlínica de Araranguá. Além disso, o grupo pretende alavancar recursos na esfera federal, a partir do envio do projeto ao senador Jorge Seif (PL) e ao deputado dederal Zé Trovão (PL), que já assumiram compromisso de apoiar o projeto e auxiliar no contato com o Estado para viabilização do espaço público, aquisição de equipamentos e contratação de profissionais para trabalhar na capitação de doadores e coleta de sangue.
Houve ainda uma conversa com gerente de Saúde sobre a necessidade de implantar na região um centro de referência no tratamento do câncer, que possa oferecer assistência integral, geral e especializada, com atuação no diagnóstico e tratamento do paciente.

A Gerente Regional Andresa Ribeiro, demonstrou grande preocupação com essa demanda, informou que já vem conversando sobre essa pauta com a Secretária de Saúde de Santa Catarina, Carmem Zanotto, colocando-se como parceira no desenvolvimento desse projeto e na luta pela captação de recursos que possam ajudar na instalação da Unacon.