Em alusão a Semana Nacional do Meio Ambiente, comemorada na primeira semana do mês de junho, a FAMA (Fundação Ambiental do Município de Araranguá) e o COAMA (Conselho Ambiental do Município de Araranguá) realizam nos dias 5 e 6 de junho, no Auditório do IFSC, diversas palestras sobre a conscientização ambiental, com o objetivo de estimular a reflexão do público sobre o tema.
A taxa de inscrição é um 1kg de alimento não perecível a ser entregue no local das palestras. As inscrições poderão ser feitas antecipadamente pelo WhatsApp da Fama (48) 9.8837-5059, ou no dia e local da palestra. Ao final do evento, será fornecido o certificado de participação com total de 6h.
Quem são os palestrantes convidados:
Segunda-feira, das 19h às 20h15:
Tema: Fiscalização Ambiental – Perspectivas e principais desafios.
Palestrantes: 1º Tenente PM Brianna Tosetto de Souza – Comandante CPMA /1º BPMMA/3ª Cia/2º Pel – 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental – Maracajá e 3º Sargento Teo da Silva Santos.
Segunda-feira, das 20h30 às 22h30:
Tema: Ocupação urbana em nosso litoral.
Palestrante: Filipe Barchinski da Silva, advogado, formado na Unesc em 2008, especialista em Direito Tributário, Consultor Jurídico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Criciúma de 2011 a 2014, Gerente Regional do IMA (ex-Fatma) de 2015 a 2018, advogado com foco em direito ambiental desde 2019.
Tema: Ações judiciais que afetam a vida dos araranguaenses.
Palestrante: Carlos Saturnino Soares Jr., advogado, procurador jurídico da FAMA, ex-procurador municipal de Balneário Arroio do Silva, especialista em Direito Processual Civil, Diretor da ACS (Advocacia Carlos Soares).
Tema: Sustentabilidade.
Palestrante: Aulus Eduardo Souza, advogado, Doutorando em Ciência Jurídica pela UNIVALI e Derecho de la Sostenibilidad pela Universidad de Alicante (Espanha). Mestre em Direito pela Universidade Caxias do Sul. Máster en Derecho de Extranjería e Inmigración pela Escuela de Postgrado de Ciências Del Derecho (Tarragona-Espanha). Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pela Universidade Dom Bosco. Especialista em Direito e Processo Tributário pela Escola Paulista de Direito (EPD). MBA LLM em Privacidade de Dados LGPD/GDPR pela Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP).
Terça-feira, das 19h às 20h15:
Tema: ACP do carvão – desenvolvimento e impactos para nossa região.
Palestrante: Willian de Oliveira Sant’Ana, bacharel, licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Atua há 17 anos como Professor, Pesquisador e Analista de Estudos e Projetos Ambientais no Centro Tecnológico SATC e na UNISATC, de Criciúma. Faz parte da equipe que elabora o Relatório de Indicadores Ambientais, no âmbito do Projeto de Recuperação Ambiental da Bacia Carbonífera de Santa Catarina.
Terça-feira, das 20h30 às 22h:
Tema: Diagnóstico Socioambiental – importância e aplicação.
Palestrante: Ives Fiegenbaum, Graduação em Engenharia Ambiental e mestrando em Ciências Ambientais pela Unesc. É graduando em Licenciatura em Física pela UFSC. Possui 12 anos de experiência atuando em estudos, diagnósticos ambientais e projetos de engenharia nas temáticas de hidrologia, climatologia e gestão de recursos hídricos. Atualmente é integrante da equipe técnica do Iparque da Unesc.