Search

Santa Rosa do Sul adere ao Mapa do Turismo Nacional

Com potenciais turísticos em pleno desenvolvimento, principalmente através de investimentos em infraestrutura, Santa Rosa do Sul também passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. A sua adesão permite que o município esteja apto a inscrever novos projetos e receber investimentos para o setor, assim como estabelecimentos de produtos e serviços inscritos no Cadastur.

Com a abertura do prazo para os municípios atualizarem seus cadastros no Mapa do Turismo Brasileiro, Santa Rosa do Sul passa a integrar a ferramenta do Governo Federal que visa o desenvolvimento turístico de forma regionalizada em todo o país. Dos 15 municípios do extremo sul catarinense (região Caminho dos Canyons), 11 estão cadastrados junto ao Ministério do Turismo (MTur).

“É um campo no qual ainda precisamos evoluir no que se refere à infraestrutura e exploração das nossas potencialidades turísticas. Mas, precisamos dar o primeiro passo para podermos colher os frutos num segundo momento”, avalia Almides Roberg da Rosa, prefeito de Santa Rosa do Sul.

A entrada no Mapa do Turismo é confirmada após o cumprimento de alguns critérios impostos pelo MTur. Da mesma forma, a sua evolução de categorias depende de outros critérios, como o número de prestadores de serviço turísticos disponíveis no município.

“Nos encontrados na categoria E. Para que possamos subir de categoria, é importante que estabelecimentos como hotéis e pousadas, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos que atendam o turista estejam no sistema chamado Cadastur”, salienta Márcia Fernanda da Rosa, diretora municipal de Cultura e Turismo.

Segundo Márcia, está sendo feito um chamamento aos proprietários destes estabelecimentos de serviço para que adiram ao Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), o que possibilita, inclusive, captação de recursos através de financiamento do governo federal.

“São engrenagens trabalhando juntas, em que os prestadores de serviço informam ao Ministério de Turismo que estão funcionando, permitindo que o município seja melhor avaliado e, consequentemente, possa receber investimentos para melhorar todo o setor turístico, beneficiando tanto os visitantes quanto os comércios”, explica a diretora.

Aos estabelecimentos interessados, mais informações podem ser obtidas através do departamento municipal de Cultura e Turismo, junto à secretaria municipal de Educação, no Centro de Santa Rosa do Sul.