Search

Natureza que educa: crianças conectadas com sua essência

Hoje em dia é cada vez mais comum ver crianças de todas as idades brincando com tablets e celulares. A utilização da tecnologia ajuda a ampliar conhecimento, fazer pesquisa e realizar tarefas. O problema ocorre quando esse contato se torna excessivo, em que os pequenos passam mais tempo usando equipamentos como celular do que realizando qualquer outra atividade.

Existem várias alternativas para evitar o uso demasiado de tecnologia. Em Araranguá, por exemplo, é cada vez mais comum ver jovens caminhando, fazendo piqueniques, praticando atividades físicas nas trilhas ecológicas do Parque Belinzoni, Bairro Urussanguinha. Os tatuadores Jeferson Ferraz de Souza e Vitória Liz de Brito já estiveram no parque duas vezes com os filhos Marjorie (8) e Ariel (10).

“Antes levávamos os filhos para contemplar os peixes, tartarugas, a vegetação e a beleza do Açude Belinzoni. Agora, com a abertura do parque ampliamos o passeio. Os pequenos adoraram tanto que pediram para repetir a dose”, comenta Vitória.

A família reside no Bairro Lagoão, em Araranguá. Marjorie estuda no 2º ano e o irmão Ariel frequenta o 4º ano na Escola de Educação Básica Professora Maria Garcia Pessi.

Segundo ela, além de proporcionar maior integração, o programa possibilita brincadeiras, atividade física e harmonioso convívio com fauna e flora.

“Os filhos fazem perguntas, demonstram curiosidades sobre natureza, meio ambiente e história local. Depois dos passeios, a resenha se prolonga nos diálogos domésticos, pinturas e desenhos”, revela.

No Parque Belinzoni, o acesso para o público é gratuito. O local abre diariamente das 7h às 17h, inclusive aos fins de semana. A estrutura disponibilizada inclui sanitários químicos, placas indicativas, equipe de zeladoria, aproximadamente 2km de trilha no entorno da mata, módulos de lixeiras ecológicas, quatro pontos para hidratação, assentos feitos com reaproveitamento de troncos de árvores e imagens temáticas em grafite feitas pelo artista araranguaense Alex dos Santos Cardoso, Alex Barba.