Search

Instituto CCR aborda Maio Amarelo e reforça campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Ações focam na conscientização para um trânsito mais seguro e divulgação do canal de denúncias Disque 100

Campanha “Gente Boa, Mundo Bom” leva dicas de segurança

Durante todo o mês, o Instituto CCR reforça as campanhas de conscientização do Maio Amarelo e contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, nos programas

Caminhos para a Cidadania e Caminhos para a Saúde.

Para a campanha Maio Amarelo, que traz como tema o “Gente Boa, Mundo Bom”, a iniciativa busca conscientizar sobre a participação de todos para a segurança viária, além da gentileza e a cidadania. No Caminhos para a Cidadania, os professores e professoras são convidados para participarem da curadoria educativa, que propõe conversas em grupo e atividades em salas de aulas entre os alunos com dicas de um transitar mais seguro.

“Queremos levar aos educadores conteúdos sobre comportamento seguro para o dia a dia, disseminando as orientações e despertando mudanças, com a gentileza e a cidadania”, destaca Ariane Teles, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

Nos postos fixos, itinerantes e ações mensais do Caminhos para a Saúde, serão repassadas dicas de segurança para caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, além dos serviços clínicos e odontológicos gratuitos, check-up dos caminhões e carretas, apoio e acolhimento emocional, entre outras atividades que estão à disposição durante o ano, mas, que durante o mês de maio, são reforçadas para o público.

Combate ao abuso e à exploração sexual

No Programa Caminhos para a Saúde, cartazes foram fixados trazendo informações da campanha e sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instruções de como proteger as crianças e adolescentes, além de como agir e denunciar casos suspeitos de exploração sexual – pelo Disque 100. A denúncia é gratuita e pode ser anônima. Além disso, por meio dos canais WhatsApp da CCR Rodovias e da CCR Mobilidade, é possível realizar a denúncia diretamente no Disque 100.

Ao acessar o canal no WhatsApp/chatbot para comunicar emergência, solicitar serviço, falar de achados e perdidos ou tirar dúvidas, o cliente irá encontrar a informação sobre o serviço de denúncia para situações de exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Nosso objetivo é engajar a todos na luta pela proteção das crianças e dos adolescentes, destacando a prevenção e a fiscalização, já que existem canais para denúncias, como o Disque 100”, ressalta Gabriela Reis, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

Sobre o Instituto CCR | Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado.