Search

Presidente da Câmara quer discutir sobre criação de cemitério vertical

Requerimento foi aprovado questionando Governo Municipal sobre viabilidade do projeto

Com o crescimento populacional vem outras questões que merecem ser discutidas, entre elas, a restruturação dos cemitérios públicos. Penando nisso, o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Luciano Pires, apresentou um requerimento que foi aprovado na sessão de segunda, 15, para solicitar ao Governo Municipal uma análise de criação de um cemitério vertical.

O documento é destinado ao prefeito, César Cesa e Secretário de Planejamento, Emerson Almeida. A ideia surgiu depois de tomar conhecimento que em outras regiões catarinenses estes modelos de cemitérios estão sendo oferecidos, principalmente, para evitar a contaminação ambiental.

“O cemitério vertical é uma alternativa para diminuir espaços em cemitérios tradicionais. Esse conceito é entendido como o mais moderno no que tange a uma estrutura sustentável e com menor impacto no meio ambiente, tendo em vista que impede que o necrochorume entre em contato com o solo”, justificou o presidente, Luciano, o seu pedido.

O necrochorume é um líquido formado pela decomposição dos corpos e uma das preocupações é que pode afetar o solo e lençol freático com a liberação de substâncias poluentes e micro-organismos patogênicos caso não haja a devida drenagem pluvial.

“Além de verticalizar os cemitérios ressalto a importância de implementar recursos tecnológicos para tratamento de gases e líquidos da decomposição para proteger o meio ambiente”, ressaltou o autor do pedido.