Search

Fábrica de Ideias desperta ecossistema de inovação em alunos do Colégio Satc 

Iniciativa faz parte da Semana Tecnológica dos cursos técnicos e fomentou a elaboração de 12 startups 

A 2ª edição do projeto ‘Fábrica de Ideias’ movimentou mais de 200 alunos do ensino técnico do Colégio Satc. A iniciativa que tem como foco despertar o ecossistema de inovação e de empreendedorismo nos jovens, fez parte do calendário de ações da Semana Tecnológica dos cursos. Durante os dias de imersão na atividade, estudantes e mentores desenvolveram 12 startups em diferentes áreas de atuação.  

Com o tema, Adrenalina, Aventura e Inovação, o projeto engajou os alunos para encontrarem soluções de problemas do mercado.

“A nossa proposta é de desafiar os estudantes a criarem uma startup que tenha escalabilidade, projeção de crescimento e compra de mercado. Fomentando assim, iniciativas para entrarem na pré-incubadora e futuramente na incubadora de startups da Satc. Com isso, a instituição promove o empreendedorismo e a cultura de inovação desde o ensino técnico aos jovens”, explica o facilitador do Fábrica de Ideais, Gustavo de Carvalho.  

A metodologia startup utilizada na iniciativa é trabalhada com equipes multidisciplinares, formadas por alunos de diferentes cursos.

“A ação consegue unir diversas competências e áreas, potencializando a expertise individual de cada aluno, para que pensem em soluções variadas. Nossos estudantes realmente se engajam, tivemos relatos de mentores em que as equipes passaram a noite desenvolvendo suas ideias, trocando mensagens, desenvolvendo os protótipos, para conseguirem apresentar pra os avaliadores no dia seguinte”, relata Carvalho. 

As equipes foram avaliadas por uma banca de profissionais da área, composta pela host da incubadora Colearning da Satc, Carolina Paris, pelo empreendedor e facilitador, Vaime Junior, e o Co-Faunder da Renove Têxtil, Marcelo Michels.

 

Ideia inovadora 

A grande vencedora do Fábrica de Ideias foi s startup Agrosiris, que tem como proposta conectar agricultores com compradores finais.

“Nunca havia participado de algo nesse formato e foi uma adrenalina realmente como diz o slogam, Adrenalina, Aventura e Inovação. Não esperávamos um resultado tão bom assim, foi incrível participar. Essa foi uma oportunidade muito boa, de nós alunos expressarmos nossas ideias e podermos lançar essas empresas algum dia no mercado. Ver que todo nosso trabalho valeu a pena foi recompensador”, conta o participante da Agrosiris, Arthur da Silva Cardoso.