Search

Movimento em defesa das Universidades Comunitárias mobiliza Sul Catarinense

Evento promovido pela Alesc com apoio da Acafe e da Unesc reuniu mais de três mil pessoas nesta segunda-feira  

 

A força das Universidades Comunitárias, em especial da Unesc, esteve em evidência na noite dessa segunda-feira (24/04) no Fórum Parlamentar em Defesa das Instituições de Ensino Superior Comunitárias de Santa Catarina do Sistema Acafe. No Sul, o movimento chegou a Criciúma, cidade sede da Unesc, com um grande evento, o nono da agenda da Casa Legislativa pelo estado.

Sul Catarinense mostra prestígio ao movimento em defesa das Universidades Comunitárias
Fotos: Daniela Savi e Marciano Bortolin

Com três mil pessoas lotando o espaço destinado ao Fórum, a Alesc reuniu as principais lideranças políticas, comunitárias e empresariais do Extremo Sul Catarinense para uma manifestação coletiva de apoio ao trabalho desenvolvido há 55 anos junto à comunidade.

Um palco lotado de autoridades das mais diversas instituições e uma plateia qualificada que tomou conta do AM Master Hall. Diferentes pontos de vista para uma conclusão em comum: a necessidade de preservar as Instituições de cunho Comunitário.

A noite de mobilização serviu, não apenas para mostrar a força do movimento em prol das Instituições, mas também para evidenciar os motivos pelos quais estas defesas e demonstrar o apoio. 

 

Aperfeiçoar e fortalecer

Sul Catarinense mostra prestígio ao movimento em defesa das Universidades ComunitáriasEncantado com a mobilização encontrada em Criciúma, o deputado estadual proponente do Fórum na Assembleia Legislativa, Napoleão Bernardes, fez questão de destacar que o objetivo do grupo criado na Alesc é aperfeiçoar e fortalecer cada vez mais esse modelo que é de sucesso consolidado no Estado. 

“Encontros como esse são reconhecimento público desse modelo tão importante e estratégico para Santa Catarina. As Universidades Comunitárias estão há mais de 50 anos oferecendo Ensino de excelência, Pesquisa de alta qualidade para, com a Inovação, agregar cada vez mais valor ao setor produtivo e praticar a Extensão atendendo mais e mais catarinenses nas suas necessidades”, pontuou Napoleão.

 

Apoio constante

Sul Catarinense mostra prestígio ao movimento em defesa das Universidades ComunitáriasConforme a presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é unânime para quem conhece de perto a realidade das Instituições e as transformações possibilitadas por elas. “Me parece que a representação da sociedade dispensaria qualquer palavra, mas faço uso da fala para cumprimentar e agradecer aqueles que nos ajudam a fazer a diferença, dentre os quais tantos estão aqui nos dando a honra de suas presenças, parlamentares, lideranças, estudantes e todos que fazem nosso ecossistema ser forte como é”, apontou, orgulhosa, a reitora.

O movimento massivo iniciado em 1968 por desejo e trabalho da comunidade, de acordo com Luciane, é perpetuado por meio da vontade e da dedicação desta mesma protagonista: a comunidade.“A mobilização iniciada com as pessoas da nossa sociedade se perpetuará com vocês, estudantes. Continuará com vocês e para vocês, que juntos aos nossos professores, pesquisadores e colabores, dão sentido e vida ao nosso trabalho diário”, acrescentou, dirigindo-se aos acadêmicos participantes do evento.

 

Defesa da educação de excelência

Sul Catarinense mostra prestígio ao movimento em defesa das Universidades ComunitáriasPresidente da comissão de Educação da Alesc, a deputada Luciane Carminatti fez discurso efusivo na defesa daquilo que, conforme ela, sempre foi sua luta. “Sempre defendi a educação e as Comunitárias porque sei que dinheiro público tem que ir para a comunidade. Estamos juntos nessa luta por muitas “Unescs” em Santa Catarina”, enalteceu.

A representatividade do evento, evidenciada por um palco repleto de lideranças dos mais variados segmentos, para a deputado, deixam muito claro o papel a unanimidade da Unesc e das Instituições Comunitárias. “A reitora Luciane é exemplo de liderança e a prova disso é a representação que tem aqui: isso é Universidade Comunitária. Cada vez que venho aqui tenho mais orgulho dessa Universidade. Vocês, estudantes que estão conosco nessa luta, professores, colaboradores, são a esperança de dias melhores”, acrescentou.

 

Olhar de quem vive a academia

Sul Catarinense mostra prestígio ao movimento em defesa das Universidades ComunitáriasEm nome dos estudantes, a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Unesc, Gabriela Minhos, evidenciou o apelo pela continuidade do apoio dedicado ao modelo comunitário de Ensino Superior. “Reafirmamos nosso compromisso e pedimos que todos vocês aqui presentes reafirmem também o esforço pelo objetivo que temos em comum. É um compromisso, com as famílias, com as comunidades, com os estudantes, que garantem que o Estado siga crescendo”, salientou.

Participaram do evento ainda, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Centros Acadêmicos (CA’s), Diretórios Acadêmicos (DA’s) e Atléticas dos cursos da Unesc.

 

Defesas dos deputados presentes

 

Deputado Zé Milton Scheffer

“As Universidades Comunitárias levaram a educação onde o poder público não conseguia. Santa Catarina é um Estado diferenciado e uma das alavancas para isso são as Instituições Comunitárias. Estou aqui para reconhecer a importância deste trabalho até aqui e, mais do que isso, ressaltar o potencial que o Sistema Acafe tem de continuar fazendo a diferença no futuro catarinense”.

 

Deputada Paulinha 

“Esse movimento é importante porque até recentemente a maioria dos estudantes não sabia a diferença da sua Universidade Comunitária em comparado com as privadas. Agora está muito claro”.

 

Deputado Tiago Zilli

“Tendo sido prefeito, sei da força que as Universidades Comunitárias têm nos nossos municípios. Ver essa linda mobilização só me deixa a certeza do dever cumprido de apoiar essa causa. Não é só uma decisão, é nosso dever defender esse modelo em nome de todo potencial que nossas instituições têm”.

 

Deputado Júlio Garcia

“Não há forma de transformar e construir sociedade digna que não seja pela educação. Diante disso, é preciso que se deixe claro a diferença das comunitárias e das privadas. O lucro da Comunitária é social. O da privada é financeiro. É simples”

“Só recebemos um pedido hoje e quero responder: é com as comunitárias o nosso compromisso”.

 

Apoio virtual

Além dos deputados presentes, enviaram mensagens de apoio ao movimento os parlamentares Rodrigo Minotto, Ivan Naatz e os deputados federais Daniel Freitas, Julia Zanatta e Ricardo Guidi, além do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

 

Colaboração: Mayara Cardoso