Search

Moradores se mobilizam contra o fechamento da UBS de Rio de Dentro em Mampituba

Foi realizada ontem, 13 de abril, a reunião contra o fechamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Rio de Dentro, Bento Patrício Réus. No encontro foi apresentado o abaixo-assinado de quase 200 assinaturas contra a ação de fechamento.

Desde 2016 a UBS presta os serviços de atenção primária à saúde da população, promovendo consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas e curativos, entre outras especialidades, para os moradores das comunidades de Rio de Dentro, Alto Rio de Dentro, Vila Matias, Chapada do Morro Bicudo e Vila Brocca.

Destacam-se ainda as reformas e ampliações executadas na unidade, sendo a mais recente em 2021 que objetivou na revitalização dos espaços com o saneamento de infiltrações e melhorias na infraestrutura.

O vereador Valmir Peto classificou como desperdício com o dinheiro público o fechamento da unidade que além de ser fechada pintaram a fachada, onde identificava como Posto de Saúde Bento Patrício Réus.

“Essa comunidade possui mais de 700 residentes que necessitam de cuidados em saúde. Os recursos investidos na construção do Posto de Saúde, na ampliação e nas reformas não podem ser desperdiçados”, enfatizou o vereador, Peto.

“Quando o prefeito realizou um empréstimo de 3,2 milhões, com pagamento de parcelas de 80 mil por mês, nós avisamos que faltaria dinheiro para atender a comunidade local. O fechamento desta unidade é o resultado deste empréstimo. Obras são importantes, mas a saúde de qualidade não pode faltar aos mampitubenses”, afirmou o vereador, Ricardo Lummertz.

Participaram da reunião os vereadores Ricardo Lummertz, Lucas de Oliveira, César Roldão, Valmir Peto e Jailson dos Santos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mampituba, Alcides Lopes, o ex-prefeito, Dirceu Selau e o ex-vice-prefeito Beto Roldão.