Search

Operação milagre econômico bloqueia bens de traficantes de drogas

POLICIA CIVIL DE SANTA CATARINA DESENCADEIA A OPERAÇÃO MILAGRE ECONÔMICO, QUE VISA O COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS E AO CRIME ORGANIZADO, E CUMPRE MANDADOS DE PRISAO E BUSCA E APREENSÃO

A POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA, por meio da Divisão de Investigação Criminal – DIC de São José, desencadeou na última semana, dia 16, a Operação “Milagre Econômico”, que objetiva o cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra uma organização criminosa apontada por tráfico de drogas sintéticas e lavagem de dinheiro em Santa Catarina. Também foram executadas ordens judiciais para sequestro de veículos de luxo, embarcações e o bloqueio de 32 contas bancárias no valor de até R$ 10 milhões.

De acordo com o Delegado William Cezar Sales, responsável pela investigação, cerca de 197 Policiais Civis foram mobilizados para o cumprimento de 18 mandados de prisão temporária e 48 mandados de busca e apreensão nas cidades de Florianópolis, São José, Palhoça e Paulo Lopes. 

As investigações tiveram início em 2021, quando chegaram a DIC informações de indivíduos que já eram investigados por esta Especializada, relacionados ao crime de tráfico de drogas, da noite para o dia começaram a ostentar uma vida de luxo incompatível com a renda apresentada por eles, resultando na Operação intitulada de “Milagre Econômico”.

Durante as investigações, se verificou que no biênio 2021/22, os investigados experimentaram uma ascensão financeira “meteórica”, completamente incompatível com as atividades lícitas que diziam possuir.

A partir daí os Agentes desta DIC de São José começaram a acompanhar e fazer as diligências necessárias ao completo esclarecimento dos fatos, onde foi descoberto que o grupo se utilizava de empresas de fachada, para lavar o dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

Foi identificado que o grupo atuava no tráfico de drogas, na produção de drogas sintéticas, possuindo uma estrutura logística que possibilitava o carregamento de cocaína, maconha, ecstasy e MD de Santa Catarina para outros estados do país, sobretudo os estados do Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Em meados de dezembro do ano passado (2022) a PF prendeu parte desta quadrilha em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Durante as investigações foram apreendidos, além de armas, mais de 100 quilos de drogas sintéticas com os investigados.

A Operação contou com o apoio das Delegacias e Especializadas subordinadas a DPGF, DPOL, além da CORE, COPC (Unidade de cães farejadores) e DEIC.