Search

Prazo para a declaração do IRPF iniciou nesta quarta-feira (15)

Conheça os benefícios de realizar o serviço com um profissional da contabilidade

Iniciou nesta quarta-feira (15) e vai até o dia 31 de maio o período de entrega das declarações do imposto de renda da pessoa física (DIRPF/2023). Muito embora não seja uma prerrogativa da Contabilidade, o profissional da área é o mais indicado para realizar o serviço, de acordo com o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC).

“Deixar essa tarefa com um leigo ou fazer a declaração por conta própria pode ter consequências, como cair na malha fina e pagar mais imposto do que o devido. É o famoso barato que sai caro”, alerta a presidente do Conselho, Marisa Luciana Schvabe de Morais.

Ao contratar o serviço, é importante verificar se o profissional é devidamente registrado no conselho de classe (acesse aqui: https://cadastro2.crcsc.org.br/spw/ConsultaCadastral/TelaConsultaPublicaCompleta.aspx ) e solicitar um recibo após o serviço realizado.

Outra dica valiosa da dirigente do CRCSC é não deixar o assunto para a última hora. “Já é possível se antecipar, procurando o profissional da contabilidade e entendendo qual é a documentação que pode ser antecipada em cada caso”, aconselha Marisa.

 

Quatro razões para contratar um profissional da contabilidade para declarar o IR

 

PRATICIDADE

. Documentos, formulários, normativas, prazos, atenção aos detalhes: tudo que envolve a declaração do IR pode ser motivo de preocupação para você, mas faz parte da rotina de trabalho de um profissional da contabilidade, que tem preparo técnico e segurança para realizar essa tarefa.

SEGURANÇA

. Um profissional da contabilidade sabe o que não pode faltar na declaração e você não corre o risco de cair na malha fina.

. Declarar o IR da forma correta, com um profissional da contabilidade, evita surpesas na hora de realizar uma transação financeira, imobiliária etc.

 

ECONOMICIDADE

. O profissional da contabilidade saberá orientar a forma mais adequada de inserir, por exemplo, investimentos, tratamentos de saúde e transações imobiliárias para que o imposto pago não seja maior do que o devido, de fato.

. Por meio de análise dos documentos do contribuinte, o profissional de contabilidade também orientará sobre a forma mais apropriada de declarar o IR, se completa ou simples.

 

FAZER O BEM

. Além disso, o profissional da contabilidade pode ajudar o contribuinte a destinar o imposto devido a fundos autorizados que realizam projetos e ações destinados a idosos, crianças e adolescentes, conforme a legislação permite.

Saiba a documentação que já pode ser providenciada

. Informes de rendimentos de instituições financeiras, de salários, pró-labore, aposentadoria, pensão, de aluguéis de bens móveis e imóveis, além de outras informações como rendimentos de pensão alimentícia e doações

. Documentos de compra e venda de bens e outros direitos

. Documentos de dívidas e ônus contraídos e/ou que foram pagos no período

. Documentos que informem rendas variáveis, como ações – incluindo apuração mensal do imposto

. RG, CPF, endereço atualizado, cópia da declaração IRPF (completa) entregue no ano anterior – caso tenha;

. Recibos de planos de saúde e de despesas médicas e odontológicas (com CNPJ da empresa emissora e a identificação do paciente), despesas com educação e recibos de doações.