Search

Projeto Artesanando mantém viva tradição do artesanato de palha

A Administração Municipal de Araranguá, por meio do Departamento de Cultura e da Secretaria de Assistência Social e Habitação, apresentou o projeto “Artesanando”, que tem por objetivo preservar e difundir o artesanato de palha das irmãs Souza, do Distrito de Hercílio Luz.
No último sábado, dia 4, Verônica, sobrinha das artesãs, ministrou um curso em Ilhas para algumas participantes do clube de mães. Este dia tão importante é o ponto de partida, pois os ensinamentos de hoje serão multiplicados na continuidade do projeto.

Um pouco de história

O artesanato está diretamente ligado à história do Distrito de Hercílio Luz e de Araranguá. Em um primeiro momento, era confeccionado como utensílios para servir no cotidiano da comunidade, incluindo chapéus de palha, balaios, esteiras e redes de pesca.
Da mesma forma, o artesanato está presente na história da família Souza há décadas. A atividade iniciou com os chapéus trançados por Dona Lautéria Inácia, que passou o legado para suas filhas, incluindo Reginalda Inácia, e depois para as netas de Dona Lautéria, as artesãs Cantidia, Máxima e Amália, também conhecidas como irmãs Souza.

A partir dos anos 1950, pelas mãos e criatividade das irmãs Souza, o artesanato passou por transformações, e elas revelaram à comunidade uma riqueza de detalhes e variedades na montagem de bonecas, quadros, leques, vassourinhas e peixes, todos confeccionados com a utilização da matéria-prima local, como a tiririca, casca de embira do mato, matinhos do campo, palha de milho, folhas de carvalho, sementes e muitos outros materiais.