Search

SC-290 Serra do Faxinal tem Sinal Verde do Ibama

TEXTO CORRIGIDO DIA 26/2, ÀS 18H20MIN

Anuência do ICMBio para a Supressão de Vegetação das obras Serra do Faxinal: mais um passo para a retomada das obras.

Na sexta-feira (24), o deputado estadual José Milton Scheffer (PP) foi até Praia Grande para entregar a cópia do ofício emitido pelo ICMBio ao Ibama onde autoriza a Supressão da Vegetação para a pavimentação da rodovia SC-290 “Serra do Faxinal”.

A partir da entrega deste documento ao prefeito Elizandro Pereira Machado, o Fanica (PP), as obras já podem ser retomadas nos próximos dias. Ao menos gera uma expectativa até a manifestação do Ibama sobre a licença ambiental final para a empresa Fraga Construções e Engenharia poder retomar as obras de pavimentação da serra, que tem previstos investimentos próximos a R$ 67 milhões, no trecho de 15 quilômetros da SC-290, que liga Praia Grande à Cambará do Sul, na divisa com o Rio Grande do Sul.

A ordem de serviço entregue em Agosto de 2022 pelo então governador Carlos Moisés (Republicanos).

“Nosso gabinete estava trabalhando junto com o prefeito Fanica, o secretário interino de infraestrutura, Ricardo Grando, o governador Jorginho Mello e o senador Esperidião Amin pela liberação ambiental. No final do ano passado foi dada a licença, aguardando apenas o pagamento das guias que foram finalizadas ontem (23). Recebi nessa manhã o comunicado e vim entregar pessoalmente ao prefeito Fanica esse documento que destrava o nosso antigo sonho e passa a torná-lo realidade”, declarou Zé Milton.

Assim que o Governo do Estado informar a empresa, os trabalhos poderão ser reiniciados.

“Não tenho palavras para demonstrar a alegria que estou sentindo. Obrigado deputado Zé Milton por nunca ter desistido dessa obra. A sua persistência fez com que outras lideranças somassem forças. Agora a pavimentação da Serra do Faxinal saí do papel”, finalizou o prefeito Fanica.

Além da pavimentação asfáltica a via contará, com equipamentos de proteção aos animais silvestres do entorno, com os chamados passa-fauna, que consistem em passarelas e túneis para a travessia da pista. Também estão previstas obras de contenção, iluminação, terraplenagem, sarjetas e outros serviços.
A empresa Fraga, assim que retomar a obra terá o prazo de 27 meses para a conclusão.