Search

MP da Reforma Administrativa na Alesc; despedidas do Beto; SC é abrigo para bolsonaristas; e mais

Vai ser por Medida Provisória

Jorginho Mello (PL) mandou publicar no Diário Oficial do Estado (DOU) o texto da Medida Provisória que promove a Reforma Administrativa, com a criação de pelo menos 6 secretarias: Planejamento; Portos, Aeroportos e Ferrovias (que deverá ser ocupada por Beto Martins (PL); Ciência, Tecnologia e Inovação (com Marcelo Fett, indicado pelo setor); Turismo (já indicado Evandro Neiva, de Itajaí); Executiva de Relações Institucionais e Governamentais; Executiva da Pesca e Aquicultura.

Com esta medida, a MP vale por 60 dias, o que permite mais tempo para a discussão nas comissões de Justiça e Redação (presidida por Camilo Martins, do Podemos); Finanças e Tributação (presidida por Marcos Vieira, do PSDB); e a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (presidida pelo aliado Ivan Naatz, do PL).

Tudo deve ser feito com diálogo permanente com o parlamento para não melindrar a relação que inicia com tranquilidade. Tanto é que o MDB aceitou colocar Jerry Comper no comando da Secretaria de Infraestrutura, que tem o poder de projetar politicamente seu comandante, como foi o caso de Mauro Mauriani e Valdir Cobalchini, o que abre espaço para o ex prefeito de Porto Belo, Ênio Stein, assumir como deputado.

 

Mais mudanças

A Secretaria de Meio Ambiente deixa de ser executiva, e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) passa a ter mais força no atual governo.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDES) será desdobrada em 3. Uma delas é a de Indústria, Comércio e Emprego (que será ocupada por Silvio Dreveck, presidente do PP); a Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Rural vira apenas Secretaria da Agricultura (comandada pelo ex deputado federal Valdir Colatto, PL, ex MDB); a Secretaria de Desenvolvimento Social vira Secretaria Assistência Social e da Família (já ocupada por Alice Kuerten).

A Prevenção e Defesa Civil terá orçamento próprio e no comando está o ex deputado bolsonarista Coronel Armando (PL); a Secretaria da Segurança Pública deixa de ser colegiada, como no governo de Carlos Moisés (Republicanos), e passa a ter secretário. Não haverá mais rodízio no comando do colegiado, que era uma inovação do governo anterior.

 

Abrigo para bolsonaristas

Depois da polêmica indicação de Silvinei Vasquez (ex superintendente nacional) para comandar a PRF em Santa Catarina, que não se concretizou, e da confirmação do bolsonarista Rafael Nogueira para a Fundação Catarinense de Cultura, agora é vez de uma nova indicação polêmica.

Trata-se do filho 04 de Jair Bolsonaro, Jair Renan, que apareceu na polêmica compra de uma casa de R$ 3,2 milhões para sua mãe Ana Cristina Siqueira Valle, ex mulher do ex presidente da República, no Lago Sul, no Distrito Federal. Como assessora da deputada federal Celina Leão (PP-DF), atual vice-governadora e atual governadora em exercício do DF, Ana Cristina recebia salário de R$ 8.100,00, disse ter alugado a casa, mas depois a apresentou-a como patrimônio na campanha que disputou como deputada distrital pelo PP como Cristina Bolsonaro.

O caçula Jair Renan deve morar em Santa Catarina, pode entrar no Governo de Jorginho Mello (PL) ou então no mandato do senador Jorge Seif (PL).

 

Despedidas do Beto

Faleceu em Araranguá neste feriado de carnaval, terça-feira (21), por volta de 12h 30min, o empresário Ronaldo Guilherme Michelle, que era conhecido como Beto, esposo da empresária Anita Pizzolo. Ele estava com 63 anos e foi vítima de um infarto, chegou a ser reanimado por familiares, mas não resistiu. Cuidava do setor de locações da Anita Pizzolo Imóveis. Sujeito boa praça, fala mansa, sempre agradável para conversar. Pessoa querida.

O velório aconteceu na capela mortuária do cemitério Jardim da Paz e depois a cerimônia de cremação no Crematório Catarinense.

 

Vai para a reserva

O coronel Maike Adriano Valgas irá para a reserva remunerada depois de 30 anos de serviço prestado à Polícia Militar de Santa Catarina.

Ele comandou o 19º Batalhão da PM, em Araranguá, e no próximo dia 1º de Março, às 16 horas, na sede do Comando de Polícia Militar Rodoviária, em Florianópolis, entrega o comando da PMRv e ingressa na reserva remunerada.

“30 anos se passaram… é chegada a hora de fechar um ciclo”, disse Maike em suas redes socais.

 

Ação preventiva

Os litorais de São Paulo, Paraná e Santa Catarina foram atingidos pelas chuvas fortes na semana do Carnaval. Araranguá e Sombrio foram bastante atingidos.  O volume de chuvas registrado em Sombrio chegou a 163 mm em 24 horas, mais que todo o mês de fevereiro.

A Prefeitura Municipal de Sombrio manteve uma força-tarefa com Defesa Civil, Gabinete da Prefeita e secretarias de Obras, Saúde e Assistência Social, para acompanhar a situação e da atendimento à população.

 

Mudança na Regional

A direção regional de Infraestrutura, que era de Gustavo Tauffenbach na gestão de Carlos Moisés da Silva (Republicanos), agora tem o ex vereador Ademir Honorato (PL), indicação da deputada federal Júlia Zanatta (PL).

 

Regional de Tubarão

Houve duas mudanças na equipe do Departamento Regional de Tubarão da Cidasc em Janeiro. Vanderlei Machado é o novo gestor regional e Jaqueline Cardoso Rodrigues é a nova gestora da Divisão Administrativa e Financeira da regional.

 

Sessões em Março

Vencidas as 6 sessões da Câmara de Vereadores de Araranguá em Fevereiro, com a antecipação da sessão para 5ª feira, dia 16 de Fevereiro, a próxima sessão acontece dia 1º de Março.

 

*NOTA OFICIAL CONCURSO PÚBLICO* DA ALESC

http://bit.ly/3ZaxsWy