›Assim como aconteceu no governo anterior, os partidos mais tradicionais de Santa Catarina, MDB e PP, entram na embarcação chamada Governo do Estado, e com direito a pastas de atenção direta à população, no caso da Infraestrutura, e no setor produtivo, no caso da Indústria e Comércio.
A primeira pode fazer relação direta com os prefeitos, interesse do MDB focado em 2024, e a segunda, coloca o Progressistas em linha direta com empresariado industrial, comercial e profissionais liberais, que são de fato os movimentadores das águas que movem a economia.
Num primeiro momento, o MDB relatou em aceitar apenas uma secretaria, mas esta pode de fato catapultar o partido para águas mais profundas. Afinal de contas, existe o legado moiselista dentro do pacote. Além das emenda impositivas, a pasta poderá ser aquela que encaminha obras do Plano 1000, transferências diretas de até R$ 5 milhões.
Além do que, o MDB ganhou o controle da Assembleia Legislativa pelos próximos 2 anos.
O PP recebe uma espécie de compensação pela perda da eleição da Alesc, e ainda consegue abrigar um de seus quadros mais respeitados. O partido já não é mais o partido dos Amin, depois que o pai é o único com mandato após a derrota de Angela federal e João a estadual. É um bom momento para o PP se reconstruir e navegar em mares mais favoráveis.
Com o PL como pêndulo, MDB e PP, podem formar alianças muito fortes para 2024 nas eleições municipais. O PL de Jorginho Mello pode ser parceiro em quase todos os municípios. Basta que o PL esteja na chapa onde MDB e PP forem adversários.
Posse marcada
O governador Jorginho Mello empossa nesta quinta-feira, 23, dois novos secretários de Estado. O deputado Jerry Comper irá assumir a Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade; e o ex-deputado Silvio Dreveck será empossado na recém-criada Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços. O ato está marcado para as 14h, no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Estado. Na ocasião, o governador entrega o texto da Reforma Administrativa do Governo ao presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal.
Jerry Comper
Jerry Comper tem 47 anos, nasceu em Vitor Meireles, onde começou a trabalhar como estagiário do Besc e foi também caminhoneiro. Acumula mais de 20 anos de experiência em administração pública. Foi assessor e chefe de gabinete do deputado Aldo Schneider (in memoriam) até a presidência da Assembleia Legislativa. Hoje, é deputado estadual reeleito pela região do Alto e Médio Vale do Itajaí.
Silvio Dreveck
Silvio Dreveck nasceu no interior do município de Campo Alegre, onde iniciou os estudos enquanto ajudava os pais na lavoura até os 17 anos. Depois, mudou-se para São Bento do Sul e começou a trabalhar na fábrica Condor S/A, chegando ao cargo de gerência. Formou-se em Administração com pós-graduação em Recursos Humanos e Finanças. Foi deputado estadual por três mandatos. Também foi vereador, secretário municipal de Saúde, e prefeito de São Bento do Sul por dois mandatos consecutivos.