Search

Fundação Unisul a partir de agora é Fundação InoversaSul

Conselhos e nova diretoria foram empossados nesta terça-feira.

Desde a transferência de mantença dos cursos superiores da Fundação Unisul para a Anima Educação, no final de 2019, foram iniciados os trabalhos para mudança de nome, conforme contrato, atualização e modernização do estatuto da entidade, que comemorou 58 anos no dia 24 de novembro de 2022. A nova instituição, aprovada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), é a Fundação InoversaSul. Sua atuação é baseada em quatro pilares: ensino, com a manutenção do Colégio Dehon; comunicação e mídias, com a emissora UniTVSC e seu portal de notícias; prestação de serviços, além do desenvolvimento tecnológico e inovação.

O novo presidente da Fundação InoversaSul, eleito e empossado na tarde desta terça-feira, dia 10, é o professor Valter Alves Schmitz Neto, profissional de carreira e professor da instituição há mais de 40 anos. A eleição ocorreu após a criação e posse dos conselheiros do novo Conselho Estratégico, que substitui o Conselho Curador. Ele assume para um mandato de cinco anos. O vice-presidente é o professor Gean Firmino, com atuação na Unisul há 25 anos.

Com a posse dos novos dirigentes, o professor Sebastião Salésio Herdt, último presidente da Fundação Unisul, se aposenta após uma longa carreira na área da educação. Durante sua vida profissional, Herdt foi reitor, vice-reitor, pró-reitor de Ensino e professor da Unisul. Também exerceu a presidência da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e atualmente é membro do Conselho Estadual de Educação, entre outras atividades.

No discurso de posse, o novo presidente, professor Valter, destacou os compromissos da nova fundação que surge com o legado de 58 anos da Fundação Unisul.

“Nosso compromisso é com o desenvolvimento das pessoas, o desenvolvimento regional, a defesa do legado da Unisul, instituição que ajudou na transformação das pessoas por meio da educação em toda a região, no estado e no Brasil, além da transparência e do caráter comunitário”, ressalta. Para o professor Gean, “o novo papel da Fundação InoversaSul é a entrega qualificada de produtos e serviços às comunidades, além da disseminação da boa informação e da formação escolar pelo colégio Dehon.”

Conforme determinações expressas no novo Estatuto da Fundação foram constituídos três novos conselhos. O Conselho Estratégico, presidido pelo prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, tem ainda como membros os presidentes da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Câmara de Vereadores de Tubarão, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), do Centro de Inovação de Tubarão (Sigma), além do presidente e do vice-presidente da Fundação InoversaSul. Também foi instituído um Conselho Fiscal, integrado pelos três últimos presidentes do Sindicato dos Contabilistas da Amurel (Sindicont), com a aprovação dos nomes dos contadores Patrick Nandi, Lecir Ghizi e Marcos Freitas. Por fim, foi constituído o Conselho Executivo, integrado por colaboradores da Fundação: o diretor do Colégio Dehon, o diretor da UniTVSC, o diretor de Operações, o diretor de Negócios, o Controller e a Procuradora Jurídica.

Ao se despedir dos colegas de trabalho dos últimos anos, o professor Salésio destacou o apoio da Câmara de Vereadores, do prefeito Ponticelli e dos empresários da cidade na difícil, mas necessária transformação da Unisul.

“Hoje a nossa universidade, gerida pela Anima Educação, tem sua atuação ampliada para diversas outras cidades. E a Fundação assume um novo protagonismo, com a prestação de serviços e o desenvolvimento regional por meio de projetos e da inovação.”

O professor Salésio, juntamente com o prefeito Ponticelli, estão entre os responsáveis por fazer andar, no Congresso Nacional, a criação da lei que instituiu as Universidades Comunitárias, uma figura jurídica entre as instituições privadas e as universidades públicas municipais, estaduais e federais. A Lei 12.881/2013 foi sancionada pela então presidente Dilma Rousseff.

No encerramento da sessão solene de instauração e posse, o presidente do Conselho Estratégico, prefeito Joares Ponticelli, destacou a relação histórica com a Unisul. Ponticelli lembrou que deixou a cidade de Pouso Redondo para estudar em Tubarão, há mais de 35 anos. “A Universidade me reservou momentos importantes, na vida pessoal, na minha formação profissional, e na vida pública, como líder estudantil, como estudante membro do Conselho Universitário e, na condição de prefeito, presidente do Conselho Curador”, lembra. Para o prefeito, esta nova fase da Fundação é sinal dos novos tempos.

“Estamos vivendo um momento muito rico, com a fundação dedicada à formação das pessoas, com atuação em defesa do desenvolvimento regional, a divulgação da informação de qualidade com a UniTVSC e a formação qualificada dos jovens de nossa região pelo Colégio Dehon”, comemora.