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Saiba como e quando solicitar aferição do hidrômetro

Nestes primeiros dias de 2023, o setor comercial do SAMAE registra intensa procura por procedimentos como ligações/religações de água, troca do nome do titular da fatura, expedição de segunda via, solicitação para conserto de vazamento, renegociação de contas, certidão de débito, etc.  Situada na Rua Expedicionário Iracy Luchina, nº 711, a unidade administrativa da autarquia oferece uma infinidade de serviços, entre os quais aferição de hidrômetro. O setor comercial atende entre segunda e sexta-feira, das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia.

A aferição do hidrômetro tem por finalidade conferir a exatidão da medição, considerada a margem de erro definida em regulamento do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).  Saiba como proceder para solicitar a aferição:

– O pedido deve ser feito pelo proprietário ou usuário, conforme a conta de água do local, após descartadas as possibilidades de vazamento e/ou possível erro de leitura;
– Pode ser presencialmente no setor comercial do SAMAE, ou  pela plataforma de atendimento pelo WhatsApp 48 35240837;

– Há necessidade de apresentação de documento oficial de identificação do solicitante e de requerimento preenchido e assinado;
– Durante a aferição serão realizados testes em bancada de aferição homologada pelo INMETRO e os percentuais de indicação são registrados.
– Se nos percentuais de indicação, não for constatado erro ou se o erro for inferior aos percentuais estipulados pelo INMETRO, o usuário pagará a tarifa correspondente ao serviço de aferição de hidrômetro no valor de RS 67,04 sendo o débito lançado na próxima fatura.
– Se for constatado erro de medição superior aos percentuais estipulados pelo INMETRO, a tarifa de aferição de hidrômetro não será cobrada e os recibos referente aos três últimos meses de consumo serão recalculados de acordo com o percentual do erro verificado.