Search

Conclua o ensino fundamental ou médio com o EJA e amplie suas oportunidades

Obter o diploma nos níveis de ensino fundamental e médio pode trazer muitos benefícios na vida profissional de um jovem. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com Ensino Médio completo ganham, em média, 25% a mais do que aquelas que não têm o diploma. Isso pode fazer uma grande diferença na renda mensal e no padrão de vida de uma pessoa.

O número de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Médio no Brasil é bastante alto. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a taxa de abandono escolar no país foi de 10,7% somente em 2018. Isso significa que mais de 1,5 milhão de jovens deixaram de estudar antes de concluir o Ensino Médio.

Porém, para quem quer retomar os estudos, nem tudo está perdido. Com o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo educacional, pessoas que não terminaram os estudos na idade escolar, quando eram muito jovens, agora têm a oportunidade de concluir o Ensino Médio e obter o diploma. Isso pode abrir portas para novas oportunidades de emprego e acesso a cursos de graduação.

Do ponto de vista da Educação no Brasil, a taxa de abandono do Ensino Médio ainda tem se mantido elevada nos últimos anos, e é uma preocupação para as autoridades educacionais e para a sociedade em geral. Por isso, o EJA pode ser uma solução para reduzir esse número e garantir que aqueles que abandonaram os estudos tenham mais oportunidades e sejam profissionalmente mais competitivos na era em que vivemos.

Além disso, o EJA também apresenta benefícios e pode oferecer flexibilidade de horários e opções de estudo à distância, o que pode ser uma vantagem para quem tem compromissos pessoais ou profissionais. No começo de dezembro, o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina aprovou três novos polos de ensino A Distância para o Colégio Brasil, de Tubarão. Há 20 anos formando jovens que não se sentem mais confortáveis na sala de aula do Ensino Fundamental e do Ensino Médio por causa da idade, ou porque precisam atuar no mercado de trabalho a fim de apoiar o sustento das próprias famílias, o Colégio Brasil oferece a aceleração dos estudos por meio do EJA.
As três unidades aprovadas pelo Conselho Estadual para ofertar o EJA na modalidade 100% EaD, estão nas cidades de Araranguá, Araquari e Brusque. As novas unidades do Colégio Brasil funcionam nas mesmas unidades da Universidade Estácio, com polos de apoio presencial aos estudantes de cursos superiores oferecidos pelo computador.