Search

Time Jorginho; Sul com 4 deputados; Operação Mensageiro prende prefeito; notícias regionais; e mais

PRIMEIROS 11 DE JORGINHO

A lista de primeiros nomes do secretariado na segunda-feira (05), em Florianópolis, foi comparada pelo governador eleito de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), a escalação de um time de futebol, com 11 nomes:

1) Secretário de Administração – Moisés Diersmann (ex prefeito da cidade por dois mandatos; 2) Secretário Geral de Governo – Danieli Pinheiro Porporatti (de Xanxerê), chefe de gabinete do escritório regional do senador Jorginho; 3) Casa Militar – Ten. Cel. José Eduardo Vieira (de Florianópolis); 4) Comandante Geral da Polícia Militar – Cel. Aurélio José Pelozato (atual Chefe de Estado Maior SC); 5)  Secretária de Saúde – deputada federal reeleita Carmen Zanotto (Cidadania) é aliada de Jorginho Mello (PL) desde sempre. Nunca escondeu isto. Foi pela suas mãos que assumiu interinamente o mesmo cargo no governo interino de Daniela Reinehr (PL); 6) Secretaria da Defesa e Proteção Civil – deputado federal não eleito Cel. Armando; 7) Secretário da Fazenda – Cleverson Siewert (ex-secretário da Fazenda e ex Celesc); 8) Sec. Articulação Nacional – Vânia Franco (chefe de gabinete de Jorginho em Brasília); 9) Secretário de Agricultura – suplente de deputado Valdir Colatto (PL); 10) Secretário Educação – Aristides Cimadon (ex-presidente da ACAFE); 11) Procuradoria Geral do Estado – Márcio Vicari (ex juiz).

 

PEC DA GASTANÇA

Geovania de Sá (PSDB), em entrevista a Post TV, disse acreditar que a Câmara dos Deputados já formou maioria para aprovar a liberação de previsão para “furar o teto de gastos” porque ela seria necessária tanto se Jair Bolsonaro (PL). Disse ainda que os protestos estão menores em Brasília e que devem se dissipar em breve espaço de tempo.

 

CAMINHOS DO PSDB

Para a deputada, o PSDB será mesmo reorganizado pelo governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O partido elegeu apenas 13 deputados federais junto com o Cidadania, que fez outros, e deve buscar fusão com outras siglas ou ampliar esta federação com novas adesões. Além de leite, o PSDB elegeu outros 2 governadores, Eduardo Riesel (MT) e Raquel Lyra (PB).

 

SUL COM 4

Além de Ricardo Guidi (PSD), Daniel Freitas (PL) e Júlia Zanatta (PL), que foram eleitos, Geovania de Sá (PSDB), que ficou com suplente da federação Cidadania/PSDB, assume seu 3º mandato em 1º de Fevereiro, quando Carmem Zanotto (Cidadania) se licencia para assumir a Secretaria de Saúde no governo de Jorginho Mello (PL).

 

OPERAÇÃO MENSAGEIRO

A terça-feira (6) foi turbulenta em Santa Catarina, com operação do Gaeco em 31 municípios, com buscas, apreensões e prisões. Foi o caso do secretário de Capivari de Baixo, Glauco Gazola Zanella, preso no município. A prisão mais curiosa foi do prefeito de Pescaria Brava, Deyvisonn de Souza (MDB), que estava em agenda em Brasília. A operação apura desvios em contratos de coleta e destinação de lixo.

 

PROVA DE FOGO

Jair Bolsonaro (PL) recebeu 70% dos votos de Santa Catarina. O que se espera é que a Defesa Civil nacional olhe pelo estado mais bolsonarista do Sul. Muita destruição por causa das cheias. Agora é momento de vermos o quanto o presidente gosta do povo catarinense. Aliado de Bolsonaro (PL), o deputado federal Coronel Armando (PL), que será o secretário da Defesa Civil, deve ser o intermediário deste apoio federal.

 

TRANSIÇÃO FEDERAL

Falta recursos no Governo Federal para Educação (universidades, escolas técnicas, merenda…), para Saúde (farmácia popular…), para governo digital (sistema e-gov), entre tantos outros setores. Débitos com organismos internacionais bilaterais chegam a R$ 5 bilhões.

 

TROFÉU RESPONSABILIDADE SOCIAL

O forte compromisso social e ambiental da Unesc foi mais uma vez reconhecido em nível estadual. Na noite desta segunda-feira (5), no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a Universidade recebeu, pelo sexto ano consecutivo, o Certificado de Responsabilidade Social concedido pela Assembleia e, pela terceira vez, o destaque principal ao trazer para casa o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, na categoria Instituições Sem Fins Lucrativos.

 

ZILLI RECEBE MOÇÃO DE APLAUSO

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores na segunda-feira (5) prestou homenagem ao deputado estadual eleito Tiago Zilli (MDB) com uma moção de aplauso de autoria da vereadora Tainá Conti Buzanello (MDB) com apoio de todos os vereadores do município.

Natural de Timbé do Sul, o empresário e ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli (MDB), agradeceu o apoio que recebeu na campanha e se comprometeu em fazer um mandato voltado a união, trabalho e desenvolvimento regional. Em sua pauta, o deputado pauta a conclusão da BR-285, barragem do Rio do Salto, o projeto Geoparque Caminho dos Canions do Sul, impostos mais justos e agricultura.

Com a presença da esposa de Tiago, Lucy Zilli, dos pais Adelino e Anair Zilli, o deputado eleito lembrou de sua primeira professora, Ivone Savi Pesseti (in memorian), da infância e juventude na terra natal. Na galeria, também estavam os filhos Willian e Bernardo e o irmão Tadeu Zilli, diretor do grupo Adelino.

Tiago Zilli é o primeiro timbeense a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa com quase 34 mil votos, quase mil em Timbé.

 

SEDE NOVA PARA ACIVA

Na sessão desta terça-feira (6) – adiada de segunda por causa do jogo do Brasil, foi aprovado na Câmara de Vereadores o Projeto Substitutivo 016/2022, que “estabelece a desafetação do bem público correspondente a uma área de 3.823,26 m², no Loteamento Diamante do Vale, localizado no bairro Caverazinho”. Com esta aprovação, o Poder Executivo ficará autorizado a proceder, após executada a desafetação (desvínculo jurídico), a cessão de uso da área para a Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (Aciva), que usará o local para a construção da sede própria da entidade e que receberá um espaço para a Secretaria de Indústria e Comércio de Araranguá.

A votação foi acompanhada por Alberto Sasso e Alceu Pacheco, presidente e ex-presidente da entidade.

 

CICLOVIA NOMEADA

Na sessão desta terça-feira (6) a Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou dois projetos de lei, um de autoria dos vereadores Nelson Soares (PDT) e Kelvin Diran (Progressistas) e outro de autoria do vereador Fernando Espíndola (MDB). Ambos os projetos visavam a nomeação de espaços públicos.

O Projeto de Lei 016/2022, dos vereadores Nelson e Diran visava nomear Rosana da Silva Pinto a ciclovia na Ara-227, que inicia no trevo das praias e segue até o Balneário Morro dos Conventos. Rosana, que agora empresta seu nome para a ciclovia, fazia parte de grupos de pedal, entre eles “Magrelas” e “Meninas ao Vento” e faleceu em 2018, vítima de leucemia.

Já o PL 086/2022 passará a nomear Rua Dometil Rocha de Araujo” a atual Rua “A”, no Bairro Coloninha.  Dometil foi uma das moradoras mais populares de duas tradicionais comunidades de Araranguá: a localidade de Barro Vermelho.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Na quinta-feira (8), às 16horas, haverá um encontro de prestação de contas do exercício legislativo de 2022 na Câmara de Araranguá.

 

ENCERRAMENTO

Os vereadores jovens, Marina Fernandes (presidente) e Pedro Henrique (secretário), em entrevista Post TV, fizeram o convite para o encerramento do ano legislativo da Câmara Jovem. A sexta sessão acontece após a prestação de contas da gestão de Jair Anastácio (PT).

 

NATAL VERÃO’ 22

A programação do Natal Verão”22 Araranguá acontece entre os dias 9 a 23 de dezembro e está repleta de diversos shows e apresentações, que iniciam nesta sexta-feira, no centro, com a chegada do Papai Noel às 18h, e cerimonial de abertura e entrega da chave da cidade ao Noel às 19h30.